Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Píer Sul do RIOgaleão será inaugurado dia 19; veja o que muda

O terminal 2 do RIOgaleão já está praticamente pronto para a inauguração

O terminal 2 do RIOgaleão já está praticamente pronto para a inauguração

Será inaugurado no próximo dia 19, o novo Terminal 2 do Rio Galeão. Air France, British Airways, Iberia e KLM estão no novo terminal. O processo de mudança para os Jogos 2016 começou com Condor e Alitalia A primeira empresa a fazer a mudança foi a  Condor e a Alitalia, que já atuam no terminal desde o final de março.Todo o processo será concluído antes dos Jogos Olímpicos, em agosto.

Segundo a RioGaleão, com a inauguração do novo píer estarão disponíveis 26 novas pontes de embarque em um novo espaço de 100 mil m², as quais, somadas às 32 novas pontes instaladas nos terminais 1 e 2, proporcionarão ainda mais comodidade e agilidade no embarque e desembarque dos passageiros.Até 2017, o processamento de passageiros domésticos e internacionais (check-in e despacho de bagagens) estará concentrado no terminal 2. O fluxo de passageiros será distribuído entre as 58 pontes de embarque localizadas nos terminais 1 e 2 e no Píer Sul.Air France, British Airways, Iberia e KLM vão usar o novo terminal 2 do Rio Galeão. O Processo de mudança para os Jogos 2016 começou com Condor e Alitalia.

O número de vagas de estacionamento também vai crescer de 3.810 para 6.450 em 2016. Essas vagas a mais são resultados de outras 2 importantes obras: a revitalização do estacionamento do terminal 1, a construção de 4 novos pavimentos no edifício garagem do terminal 2 e a ampliação de um outro estacionamento a frente dois terminais. Ao todo serão 2.640 novas vagas disponíveis ao final da obra. O desafio de qualquer obra é executá-la sem interferir nos serviços que estão em funcionamento. Foi este o caso crítico na construção dos novos pavimentos do estacionamento do terminal 2. Eliminar as vagas para colocação de escoramentos estava fora de questão.

“O grande desafio que o cliente nos trouxe foi resolver o cimbramento dessa laje nova sem descarregar na laje debaixo em função das vagas do estacionamento. A solução utilizar treliças que levavam as cargas da lajes diretamente aos pilares novos que a obra estava fazendo, com isso nós tivemos uma demanda de solução técnica para encaixar as treliças nos vãos e apoios que a obra demandava e um desafio muito grande de volume, são 900 toneladas de treliças, num prazo de atendimento muito rápido.” Explica o gerente da filial da ULMA no Rio de Janeiro, Giordano Wechenfelder.

Com 11.109 m², área tem nova entrada para os passageiros de voos internacionais, além de duas novas ilhas de check-in com 32 balcões de atendimento. O novo terminal ainda possui seis pórticos com raio-x para bagagem de mão, além de um raio-x exclusivo para as mercadorias das lojas localizadas dentro do embarque e outro para bagagens especiais. Para o controle de passaportes, foram instaladas 16 novas cabines para operação da Polícia Federal.

Os check-ins são equipados com um novo sistema de esteiras de bagagem que permitirá, por exemplo, o endereçamento automático dos pertences, bem como a inspeção de 100% do material em cinco níveis de segurança.Inicialmente, as novas ilhas de check-in serão operadas pelas empresas United Airlines, Delta, American Airlines e Ethiopian.

Orçadas em R$ 156,39 milhões, a obra de reforma do terminal 2, quando totalmente concluída, aumentará em 13 milhões a capacidade do aeroporto, passando para 30,4 milhões de passageiros ao ano. As obras devem ser concluídas, segundo a Infraero, em abril. Hoje o aeroporto Galeão recebe cerca de 17 milhões de passageiros por ano, circulação que deve triplicar nos próximos 10 anos. Estima-se que as obras de ampliação do aeroporto fiquem prontas até abril de 2016, nós estamos de olho, afinal TV da obra é construção em movimento.

Receba nossas newsletters