Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

MSC e Francisco Ancona apresentam nova geração de cruzeiros temáticos

MSC Seaside será palco para o Dancing Cruise Caribe, que acontece em setembro

MSC Seaside será palco para o Dancing Cruise Caribe, que acontece em setembro

Houve uma época em que os cruzeiros temáticos eram as principais âncoras da temporada na costa brasileira. Navios com programações específicas focadas em grupos de interesse como dança, saúde, fitness, melhor idade, estilos musicais e até clubes de futebol encheram de hóspedes os transatlânticos na última década. Com o aumento da capacidade dos navios e o esgotamento dos temas, aos poucos eles foram desaparecendo, até que na última temporada não registrou quase nenhuma saída com tema específico.

O principal idealizador deste tipo de roteiro, o publicitário Francisco Ancona – que atuou por mais de uma década como consultor de Marketing da Costa Cruzeiros no Brasil – se juntou à MSC e à Agaxtur para colocar no mercado uma nova geração de cruzeiros temáticos. Serão, neste primeiro ano, serão duas saídas programadas e a diferenciação está justamente nos roteiros e nos navios.

OS TEMÁTICOS

Dancing Cruise Caribe – O primeiro é o Dancing Cruise Caribe, que acontecerá a bordo do MSC Seaside, saindo no dia 1º de setembro de Miami. O roteiro de sete noites contempla ainda St Maarten, Porto Rico e Bahamas. Os passageiros terão aulas diárias de diversos ritmos, bailes noturnos e a participação de Marcelo Grangeiro, Fabiana Terra & Patrick, Marcelo Chocolate, Fernando Galera & Pia Galiano, Katiusca Dickow e Renata Duarte.

Senior Cruise Europa – O segundo roteiro, o Senior Cruise Europa, será a bordo do Seaview, navio que será inaugurado pela MSC em junho. Ele sairá no dia 9 de novembro de Barcelona e navegará – num roteiro de sete noites – por Marselha, Gênova, Nápoles/Pompéia, Messina/Tormina/Vulcão Etna/Sicília, Valeta e retorna a Barcelona. A programação também será comandada por Marcelo Grangeiro e contará ainda com Helô Pinheiro, Maria Alice Corazza, Roberta Marques e Duo Jobinando. Além de palestras dinâmicas, os hóspedes terão aulas de ginástica e pocket shows exclusivos.

Há um legado de 500 mil hóspedes que participaram destes roteiros nos últimos 25 anos

A CONCEPÇÃO DO PRODUTO

“Fizemos várias simulações e análises antes de chagar neste modelo. Os navios aumentaram muito de tamanho e ficou muito difícil ter uma programação para o navio inteiro e também para comercializar”, explicou. “Antes, com uma ação conseguíamos encher 70, 80%, mas agora, com navios para 5 mil pessoas, fica mais difícil”, complementou.

Com base neste raciocínio, Ancona contou que o primeiro passo para a concepção deste novo produto era abrir mão de ter todo o navio sob um tema. Em seguida, optar por roteiros que ainda não foram contemplados pelos temáticos que navegaram pela costa brasileira. Por isso foram escolhidos os dois navios mais novos da MSC: o Seaside e o Seaview. O primeiro foi inaugurado em dezembro e o segundo entra em operações em junho e farão roteiros pelo Caribe e pelo Mediterrâneo, respectivamente.

Francisco Ancona Lopes com Aldo Leone Filho, da Agaxtur

Francisco Ancona Lopes com Aldo Leone Filho, da Agaxtur

“As operações na costa brasileira optaram por outro modelo de entretenimento com reality shows como The Voice e Master Chef e espetáculos como o Cirque de Soleil, por exemplo. Isso nos levou a uma reflexão de que valia a pena implementar estes novos temáticos porque há um legado de 500 mil hóspedes que participaram destes roteiros nos últimos 25 anos”, justificou.

Uma das diferenças destes novos cruzeiros temáticos voltados ao público brasileiro é que eles não contam com o navio inteiro sob o mesmo tema e programação. De acordo com Ancona, há salas e espaços exclusivos para as atividades e uma “lotação” máxima. “Temos bloqueios de lugares e a expectativa de atender até 300 hóspedes em cada roteiro”, revelou Milton Higutsi, diretor de Cruzeiros da Agaxtur. “As companhias já não estavam fazendo estes temáticos na costa brasileira, então, ficou uma brecha. Resolvemos atender este público em destinos internacionais”, completou.

Receba nossas newsletters