Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades

Saiba o que causa e como evitar a dor de ouvido durante um voo

É comum que algumas pessoas sintam dor de ouvido durante uma viagem de avião e cerca de um terço dos passageiros sofrem ao menos algum incômodo durante o voo. Segundo especialistas, essa dor é causada pela pressão desigual desenvolvida entre o ar no ouvido médio e o ar exterior da orelha.

“O pequeno espaço no ouvido médio, atrás do tímpano, normalmente é preenchido com ar, este espaço de ar está ligado ao nariz pela tuba auditiva e o ar, em ambos os lados do tímpano, deve estar à mesma pressão”, explica o médico otorrinolaringologista Dr. Luiz Fernando Lourençone, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, ABORL-CCF.

O especialista orienta que, mesmo após o desembarque, persistir a sensação de incômodo, a pessoa deve inspirar, apertar o nariz e, com a boca fechada, forçar a saída do ar para o fundo da garganta. Segundo Dr. Lourençone, em casos mais graves, além da dor e da sensação de “ouvido tampado”, os passageiros podem ter perda temporária da audição, tontura e zumbido. Nesses casos mais extremos, o médico alerta “que o paciente consulte um otorrinolaringologista nos casos que as queixas persistam após o voo”.

“Além disso, os bebês não conseguem equalizar a pressão intencionalmente em seus ouvidos. Recomenda-se manter a criança acordada e oferecer a mamadeira ou o peito, preferencialmente sentada, durante os momentos mais críticos, que são o pouso e a decolagem, uma vez que o movimento de sucção funciona tal como a mastigação. A chupeta também pode ajudar e para crianças com mais de quatro anos, pode-se oferecer uma goma de mascar”, finaliza.

Receba nossas newsletters