Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

7 atividades de turismo sustentável em Porto Seguro (BA)

Famoso por ser um destino característico pelo segmento “sol e praia”, Porto Seguro (BA)apresenta para o mercado um potencial turístico em recursos naturais que pretende qualificar ainda mais o turismo na região. O município possui imensas áreas de conservação com uma riqueza existente em poucos lugares no mundo o que tornam as experiências turísticas ainda mais significativas. Veja 7 atividades e locais de turismo sustentável no destino (clique nas imagens para ampliá-las):

1 – Parque Municipal Marinho de Recife de Fora

1Um dos mais tradicionais e belos atrativos naturais de Porto Seguro. O município é o único do Brasil a possuir um parque municipal marinho. Recife de Fora, localizado a uma hora de navegação da costa, convida o visitante para contemplar a vida marinha.

Sua área de preservação, com 17,5 km², tem apenas 3% de seu território aberto para visitação, para que todos os seres vivos que lá habitam possam ser preservados ao máximo. Nada que impeça o visitante de viver uma experiência única como a flutuação com snorkel para observar os peixes, corais e algas marinhas, e até mesmo o repouso nas águas mornas das piscinas naturais que se formam em meio às formações de corais. Para usufruir da atividade, o visitante deverá procurar uma das agências da cidade que realizam o passeio.

2 – RPPN Veracel (Observação de Aves)

2Também é possível “passarinhar” na cidade conhecida como Terra Mãe do Brasil. A observação de pássaros, que é uma das principais atividades para os amantes de aves silvestres, é outro segmento com grande potencial em Porto Seguro. Na Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN) Estação Veracel, a pouco mais de 15 quilômetros do centro da cidade, abriga diversas espécies de aves que podem ser observadas pelos visitantes a todo instante.

Com pouco mais de 6 mil hectares de área, a RPPN Veracel recebeu da Unesco o título de uma das Reservas da Mata Atlântica inseridas como Sítio do Patrimônio Mundial Natural. As visitantes precisam ser agendadas com antecedência.

3 – Parque Nacional do Pau Brasil

3Visitar o Parque Nacional do Pau Brasil, localizado em uma imensa área com mais de 19 mil hectares de Mata Atlântica nativa e intocada, próxima ao distrito de Vale Verde, é uma experiência que traz o visitante para próximo da grande fauna e flora da região. A bordo de veículos 4 x 4 e guiados por monitores do parque, o visitante se dirige mata a dentro para conferir de perto, por meio de trilhas abertas, pontos de observação de aves por meio de mirantes.

Mais a frente, o visitante é convidado para leves caminhadas em trilhas totalmente adaptadas, inclusive para pessoas com necessidades especiais. Em uma delas, chamada de “Trilha das Orquídeas”, é possível avistar espécies raras de aves bem no alto das árvores.

O Parque Nacional do Pau Brasil, como o nome sugere, também proporciona o visitante a ver de perto a árvore símbolo do país, com um exemplar de mais de 900 anos de vida.

4 – Observação das Baleias

4Porto Seguro no período de julho a outubro há uma grande possibilidade de poder observar as baleias jubarte. Nessa época, toda a costa do sul baiano recebe os mamíferos para o período de reprodução e acasalamento, devido às águas mornas da nossa região, propícia para esse ciclo da vida desses animais.

Para quem se propõe a fazer o passeio de observação das baleias é necessário paciência, persistência e um pouco de sorte. Em qualquer ponto do mar elas podem surgir rapidamente, após uma viagem de até uma hora e meia.

As baleias costumam nadar em grupo, logo, na maioria das vezes é possível avistar mais de uma e também ouvir os borrifos oriundos de sua respiração. Durante o passeio, o passageiro pode ouvir o canto dos animais dentro da embarcação por meio de um hidrofone colocado na água. O tempo de duração do avistamento é de no máximo 30 minutos.

5 – Caraíva

5Sinônimo de calma, paz e tranquilidade. Localizado mais de 70 quilômetros ao sul do município, a vila, com cerca de 500 habitantes, abriga um paraíso praticamente intocável pelo homem. Para se chegar à península, é necessária que seja feita uma travessia em canoas remadas pelos próprios nativos, em sua maioria descendentes de índios. Ao chegar no local, o visitante tem a opção de ficar em uma das pousadas oferecidas

À beira do rio, é possível sentar em um dos vários restaurantes e botecos. Uma cerveja gelada e um aperitivo, muitas vezes pescado ali no rio mesmo, são a porta de entrada para uma experiência relaxante.

6 – Borboletário

6Em Porto Seguro existe sim um local onde é possível acompanhar todas as fases de vida da borboleta, além de aproveitar de um espaço em que o visitante se mantém 100% do tempo em contato com a natureza. Às margens da BR 367, entre os municípios de Porto Seguro a Eunápolis, está o Borboletário Asas Mágicas, o primeiro da Bahia e um dos maiores do país. O visitante pode acompanhar, em três estufas, o ciclo de vida das borboletas, que voam livremente em um espaço aproximado de 900m².

Durante a caminhada, entre as estufas está o Beco do Beija-Flor, espaço voltado para as várias espécies de beija-flor lá existentes. Um laboratório convida o visitante para conhecer as diferentes fases de várias espécies típicas da região da Mata Atlântica.

Ao final da visita, é possível fazer uma pequena caminhada. Um pequeno lago está situado ao final da caminhada, com pedalinhos, um bar-café e um playground para a criançada.

7 – Passeio de bike

7A empresa Bahia Active, única no município que presta o serviço, propõe ao visitante uma integração plena com a sustentabilidade onde é possível contemplar belas paisagens sobre duas rodas, percorrendo os quase 85 quilômetros de orla marítima de Porto Seguro.

Dentre as várias opções de roteiro estão a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, o Centro Histórico de Porto Seguro, o trajeto Arraial d’Ajuda – Trancoso, trilhas dentro do Parque Nacional Pau Brasil, o Vale dos Búfalos, na estrada que liga Trancoso a Caraíva, a Praia do Espelho, além de outras opções em distritos do município vizinho Santa Cruz Cabrália

Receba nossas newsletters