Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

7 atrativos imperdíveis de Salvador, sede da próxima BNTM; fotos

Farol da Barra, cartão postal

Farol da Barra, cartão postal

Dentro de um mês a capital baiana será sede da BNTM – Brazil National Tourism Mart (BNTM) -, que acontece entre os dias 8 e 10 de junho com a participação de 180 operadores internacionais. O evento é organizado pela CTI Nordeste, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo da Bahia. As vésperas das festas juninas, Salvador reserva um roteiro diversificado de atrativos. Os milhares de turistas que desembarcam anualmente na capital contam com empresas de turismo receptivo.

De acordo com o guia turístico e professor de história, Roberto Carlos Pessoa, que trabalha com grupos para tours de programas culturais oferecidos pela agência de receptivo da Luck Receptivo e Flytour Viagens em Salvador, é importante aos turistas descobrirem os encantos e segredos da capital baiana com o acompanhamento de um guia especializado. “Sem isso, você acaba desperdiçando uma parte importante da história que valoriza seu imenso patrimônio”, destaca ele. Confira aqui, sete atrativos deste roteiro cultural.

IGREJAS – “Não há como não incluir no roteiro as igrejas de Salvador. No Pelourinho existem quatro delas com destaque para a de São Francisco ornamentada por altares e paredes esculpidas com 730 quilos de ouro e pedrarias. Mas há também ao lado do elevador Lacerda uma que merece ser visitada, a de Nossa Senhora da Conceição da Praia de 1628, que levou 52 anos para ser concluída. Toda estrutura veio importada de Portugal como um grande jogo de quebra cabeças. Chamam a atenção o órgão secular, seus 10 altares e a pintura  do teto original com imagens sacras, além do túmulo da Irmã Dulce, recentemente canonizada”

JORGE AMADO – “Além do memorial no Pelourinho vale a pena uma visita a Casa do Rio Vermelho, com 17 cômodos onde o escritor morou com sua esposa Zélia Gattai e recebeu convidados. Hoje é um museu com um rico acervo e material de audio e vídeo complementado por fotos, cartas. Existem tours guiados diariamente, a partir das 11h da manhã”.

PRODUTOS REGIONAIS – “As pessoas que já visitaram o Mercado Modelo não devem deixar de conhecer também o Mercado Municipal do Rio Vermelho com suas bancas e boxes de produtos regionais e uma variedade fantástica. Fica no bairro do mesmo nome”.

ÁREAS VERDES – “Muita gente não sabe, mas Salvador também conta com parques como o de Pituaçu com um lago, 15 quilômetros de ciclovia e bastante procurado por famílias nos finais de semana e feriado para o lazer. Outra dica de área verde é o Parque da Cidade no bairro da Pituba”.

FAROL DA BARRA – “A área foi reurbanizada e ganhou um calçadão com um espaço próximo ideal para prática de caminhadas. Têm a vista mais bela de Salvador para se curtir o pôr do sol nos finais de tarde

CASARIO HISTÓRICO – “O centro histórico de Salvador conta com 2.800 casas catalogadas dos quais 1.100 já passaram por reformas. Boa parte na Cidade Alta. Para chegar lá utilize o funicular centenário em fez do Elevador Lacerda, que sai da praça da Sé e liga ao bairro do Comércio”.

VIDA NOTURNA – A dica é o bairro do Rio Vermelho com casas noturnas, bares e discotecas. No espaço do Sesi também acontecem apresentações populares a preços simbólicos com peças teatrais.

Informações – Junto a secretaria de Turismo da Bahia ou pelo site luckreceptivo.com.br/salvador que oferece tours culturais com guias de professores de história.

Veja fotos de alguns destes atrativos

GALERIA

Receba nossas newsletters