Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Alentejo ganha terceiro título da Unesco

.

.


O cante alentejano, gênero musical típico da maior região de Portugal, foi tombado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Este é o terceiro título recebido pelo Alentejo, já que tanto o centro histórico da cidade de Évora como as Fortificações de Elvas já são Patrimônio Mundial.

Caracterizado pela música entoada por grupos de corais, o cante é uma das mais belas expressões artísticas do Alentejo. Para o Turismo do Alentejo, a conquista deste selo é, acima de tudo, uma homenagem à região e ao seu povo.  “O selo da Unesco vai contribuir, em muito, para o processo de internacionalização da região”, diz Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Para a entidade de turismo, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade atribuído ao cante vai permitir alavancar a promoção do destino Alentejo nos diferentes mercados turísticos. Para otimizar a promoção e comercialização destes importantes selos, o Turismo do Alentejo está elaborando um Plano Operacional de Suporte ao Desenvolvimento e Dinamização do produto “Patrimônio da Humanidade no Alentejo”.

Faz parte disso a valorização de dinâmicas turísticas como a criação de programas de visitação, edição de livros de prestígio e requalificação de patrimônio edificado. Para o cante, já no próximo ano serão fundadas Casas de Cante e serão criados roteiros em torno desta expressão cultural.

Receba nossas newsletters