Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Embratur sugere roteiro para intensificar ações de promoção no Mercosul

image001(1)

Reunião dos ministros aconteceu em Maceió

Os países do Mercosul vão intensificar as ações de promoção para aumentar a circulação de turistas dessas nações nos destinos dos vizinhos. Esta é a solução encontrada pela Embratur durante a 19ª Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul, que acontece em Maceió. Ao lado dos ministros do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, da Argentina, Gustavo Santos, do Uruguai, Liliam Kechichián, e do Paraguai, Marcela Bacigalupo, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz sugeriu a formação de um grupo de trabalho para sistematizar essas ações.

Vinicius Lummertz anunciou que vai solicitar à Fundação Getúlio Vargas um estudo de consultoria no sentido de elaborar o “roteiro” para o projeto. Esse trabalho será apresentado na próxima reunião dos ministros do Mercosul, marcada para abril de 2018, no Paraguai. “Uma circulação mais livre dos turistas argentinos ou uruguaios e paraguaios, com mais conectividade e mais investimento em promoção, vai beneficiar os destinos do Brasil, sem dúvida. E o mesmo vai acontecer em relação aos brasileiros nos países vizinhos”, destacou o presidente.

A apresentação de um plano para buscar financiamento de organismos internacionais como o BID também é outra solução. O consultor do BID Francisco Castilho comentou que o banco poderá ser parceiro. Os presentes também analisaram a possibilidade de levar adiante as ações de sensibilização de mercados distantes, como Japão e China, utilizando maciçamente os meios digitais. “Precisamos atrair os viajantes chineses, que são mais de 130 milhões, mas pouco mais de 100 mil chegam aos nossos países. Mas, não adianta ficarmos canalizando recursos somente para marcar posição. O digital é o futuro”, ponderou o ministro Marx Beltrão.

O presidente da Embratur falou também a importância de destinos, como Maceió, cidade que vem crescendo no setor de turismo acima da média nacional, não ficarem presos a monocultura turística, como fazem alguns países. “Aqui temos praias belíssimas, cultura e muita história. Aumentando a conectividade e oferecendo estrutura, como está acontecendo na capital alagoana, podemos atuar para ajudar a trazer o turista do Mercosul e depois Europa.”

Ele destacou, ainda, um melhor aproveitamento do turismo náutico em todos os países do Mercosul: “É preciso desenvolver esse segmento entre os nossos países. Não só o marítimo como o fluvial, já que temos grandes rios navegáveis unindo os países do Mercosul. Sugiro que, em uma reunião conjunta sobre o assunto, passemos a integrar os representantes da inciativa privada. Vamos chamar os líderes da CLIA-Abremar (Cruise Lines International Association) e os das associações correspondentes nos demais países”, sugeriu Lummertz.

Os ministros analisaram, ainda, a possibilidade de consolidação do projeto integrado das missões jesuíticas envolvendo Brasil, Paraguai e Argentina. Além disso, também serão discutidos nesta reunião assuntos relacionados à promoção conjunta de destinos, roteiros integrados e conectividade aérea.

Receba nossas newsletters