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Destinos

Governo do Pará lança campanha e aplicativo no mercado doméstico

A cidade de Belém no Pará. Estado foi um dos dois únicos a aumentar municípios turísticos. Crédito: Embratur

A cidade de Belém no Pará é um dos destaques da campanha -Crédito: Embratur

“Bem Pará – A Amazônia que encanta”. Este é o tema da campanha institucional que o Governo do Pará lançou nesta terça-feira (12), na capela do Espaço São José Liberto, juntamente com um aplicativo colaborativo, por meio do qual é possível obter informações relevantes sobre todos os municípios do estado e ainda contribuir com os conteúdos. O lançamento contou ainda com uma degustação de produtos da cozinha paraense e um pocket show da cantora Renata Del Pinho. A programação encerrou com a apresentação do trailler do longa-metragem “Encantados”, da cineasta Tizuka Yamasaki.

Para o secretário adjunto de Turismo, Joy Colares, por intermédio da campanha de valorização do turismo no Estado o governo pretende mostrar o Pará para os paraenses, para os brasileiros e para o mundo. “Queremos que o Pará seja visto por uma ótica ampla, múltipla, que reflita a sua grandiosidade. Agora, com o advento desse aplicativo, pessoas do mundo inteiro poderão conhecer o nosso estado, que é a verdadeira obra-prima da Amazônia, visto que a maioria dos atrativos turísticos dessa região estão no Pará”, destaca.

O secretário também destacou que a campanha vem reforçar as ações que já vem sendo desenvolvidas pela Setur com a finalidade de atrair visitantes à capital paraense a um mês do maior evento turístico do estado: o Círio de Nazaré. Segundo estimativas da Setur, neste ano de 2017, o Pará deverá receber quase 80 mil turistas, que permanecerão no estado por um média aproximada de sete dias.

Esta é a sexta campanha institucional promovida pelo governo do Estado. As ações anteriores abordaram temas como “Combate à violência contra a mulher”, “Incentivo à Leitura”, “Combate à LGBTFobia”, “Educação no trânsito” e “Saúde do Homem”, com o envolvimento de praticamente todos os órgãos vinculados à administração estadual. Esta edição está sob a coordenação das Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom). O lançamento teve o apoio do Núcleo Articulação e Cidadania (NAC) do governo.

O secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, comenta que o aplicativo surgiu como uma forma de reunir, em um único espaço, informações leves, rápidas e dinâmicas sobre os destinos paraenses. “O aplicativo se atualiza, de forma interativa, ao longo do tempo, na medida em que cada cidadão passa a ser um divulgador das belezas do Pará”, explica.

No lançamento foi apresentado um vídeo com imagens de várias regiões do estado, tendo ao fundo um jingle, criado especialmente para a campanha. O público ainda pode conferir uma exposição com imagens captadas por fotógrafos locais, e que serão dispostas para visitação pública em lugares estratégicos, como aeroportos, portos e terminais rodoviários.

O Aplicativo Colaborativo “Bem Pará – A Amazônia que encanta” traz informações sobre os 144 municípios e sobre a capital paraense, tais como descrição, história, economia, principais atrativos, localização, municípios próximos, quando ir, como chegar e telefones úteis.

A ideia é fazer com que os usuários, especialmente os que residem no estado, disponham de uma plataforma digital de fácil acesso, que reúna o maior número possível de dados sobre as diversas localidades paraenses  Constam ainda do aplicativo informações sobre os lugares que podem e devem ser visitados por paraenses e turistas, como a Basílica Santuário de Nazaré, as ruínas de Joanes, as praias da região do Salgado, a vila de Alter do Chão em Santarém (conhecida como o caribe amazônico), a rota turística Belém-Bragança, entre outros.

O aplicativo conta com links para gastronomia, cultura, fotografias e vídeos. Dentro dessa diversidade, o programa destacará os eventos culturais e religiosos, a exemplo dos Círios – manifestação presente em 37 municípios paraenses, incluindo o maior (de Belém), o mais antigo (de Vigia) e o único fluvial e noturno (de Oriximiná).

– Além da apresentação do Aplicativo Colaborativo “Bem Pará – A Amazônia que encanta”, o evento contou com o lançamento da 4ª edição “Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis”. Criado para atrair a atenção da mídia nacional e internacional para o turismo no Pará, o prêmio visa reconhecer a importância do profissional de comunicação especializado em turismo para o desenvolvimento dessa importante atividade econômica no Brasil. Esta edição é realizada pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet/Pará), Setur e Secom, com apoio da Abrajet Nacional e do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor/PA).

A novidade este ano é a inclusão da categoria “Estudante Universitário”, como forma de despertar o interesse de acadêmicos de Jornalismo para a especialização nessa área. O resultado será divulgado durante o Publicom Belém, programado para os dias 14 e 15 de novembro, na Estação das Docas.

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