Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Itália promove destino com semana de eventos no Rio de Janeiro

Selo da Italia

Haverá toda uma programação especial promovendo a cultura e a gastronomia italiana

O Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura, o COMITES Comitês dos Italianos no Exterior, o IED Istituto Europeo di Design e a Revista Comunitá Italiana  promovem, a partir desta terça-feira (18), o evento “Italianorio” que vai mostrar como os italianos contribuiram com a formação cultural da cidade do Rio de Janeiro, evidenciado as areas da moda, arte, gastronomia e design italianos. A programação faz parte da XVI Edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, promovida simultaneamente por representações italianas em diversos países.

“Italianorio” será realizado no Terraço Belvedere, na sede do Consulado Geral da Itália no centro do Rio, que ganhará temporariamente um restaurante sob o comando do chef Silvio Podda, do restaurante “Casa do Sardo”.  A presença italiana será lembrada ainda em shows, palestras e workshops previstos no roteiro. Outra atração é a exposição sobre 10 imigrantes italianos que fizeram a diferença em terras brasileiras.

Além de fotografias, a mostra inclui relíquias relacionadas aos homenageados e o relato sobre a história de cada um, entre eles: Pasquale Segreto, empresário pioneiro do mercado de cinema no Brasil, Gianni Ratto, fundador do “Teatro dos Sete” ao lado de Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Sérgio Britto e Ítalo Rossi e Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi, o caricaturista Lan.

A gastronomia italiana será representada pela Casa do Sardo,  cantina italiana localizada em São Cristóvão, na zona norte do Rio. Comandada pelo chef Silvio Podda, da Sardegna, o espaço apresentará, diariamente, um novo prato, sempre remetendo a uma região da Itália. O objetivo é reproduzir a cozinha clássica do país, utilizando ingredientes tradicionais. A moda e o design, fortes características da cultura italiana, também ganham seu espaço no evento. Em parceria com o IED  – Istituto Europeo di Design, o “ItalianoRio” realizam neste dia 18 um desfile de moda com peças produzidas por alunas formadas pela instituição.

Receba nossas newsletters