Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

No ritmo da Copa, Uruguai lança rota especial do futebol em Montevidéu

Clássico Estádio Centenário

Clássico Estádio Centenário (Uruguay Natural/Ministério de Turismo do Uruguai)

O Uruguai lançou uma rota especial do futebol em Montevidéu. A capital uruguaia é marco da história da Copa do Mundo, é a sede do lendário Estádio Centenário e um dos cenários da primeira Copa, em 1930. Bicampeão mundial (1930 e 1950) e 15 vitórias na Copa América, o Uruguai é rico quando o assunto é futebol. Por conta disso, o órgão turístico do uruguai, Uruguay Natural, criou a “rota perfeita” para os fanáticos pelo futebol:

  • O 1° Gol dos Mundiais: uma escultura e uma placa representam o arco do primeiro gol das Copas do Mundo, localizado na rua Coronel Alegre, no bairro Pocitos. Ambos simbolizam o primeiro jogo e o primeiro gol do mundo executado pelo francês Lucien Laurent, contra o México no Estádio de los Pocitos, Peñarol na época, desaparecido em 1934.
  • Estádio Centenário: construído especialmente para a organização da Copa do Mundo em 1930. É lá que a equipe uruguaia joga as partidas em casa. Além disso, sediou o Campeonato Sul-Americano em 1942, 1956 e 1967, bem como a Copa América de 1995, todos vencidos pela seleção uruguaia. Neste estádio está o Museu do Futebol, que busca preservar o patrimônio uruguaio e divulgar a história do esporte do país, da América do Sul e do mundo. O Centenário foi declarado pela FIFA, em 1983, Monumento Histórico do Futebol Mundial, sendo a única obra desse tipo no mundo.
  • Estádio do Peñarol: apelidado de estádio campeão do século, por ser o melhor clube da América do Sul do século XX. Inaugurado em março de 2016, sua primeira partida foi um amistoso contra o River Plate, onde Peñarol venceu de 4×1, com assinatura de Diego Forlán, Luis Aguiar e Cristian Palacios. Lá, também tem um museu, onde o visitante pode encontrar os troféus mais importantes, acessórios históricos e camisas utilizadas pelos principais jogadores do time.

Estádio Gran Parque Central:

    popularmente conhecido como El Parque, é propriedade do Club Nacional Football. Construído em 1900, é o estádio mais antigo da América e o décimo quinto do mundo. O Templo Tricolor, como também é chamado, entrou para a história como a sede do primeiro jogo da história dos campeonatos mundiais. Em 2005, recebeu um prêmio da FIFA pela comemoração do primeiro jogo da Copa do Mundo.
  • Estádio Luis Franzini: localizado no Parque Rodó, é onde a equipe do Defensor Sporting treina e joga, embora o estádio seja usado tanto para o Campeonato do Uruguai como para torneios internacionais e para a Copa Libertadores e Copa Sulamericana. Tem capacidade para 18.000 espectadores. Recebe seu nome em homenagem a Luis Franzini, que foi presidente do clube.

 

Receba nossas newsletters