Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Nove Reservas de Patrimônio Natural devem ser criadas no Rio de Janeiro

O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Mata Atlântica; coordenado pelas ONGs Conservação Internacional (CI-Brasil); Fundação SOS Mata Atlântica e The Nature Conservancy (TNC); apresenta o resultado de seu VIII Edital; que no estado do Rio de Janeiro beneficiou a criação de nove RPPNs; preservando mais de 841 hectares do Bioma.
 
Ao todo; o edital destinará R$ 300 mil a 30 projetos de 10 estados que irão apoiar a criação de 31 novas RPPNs e os planos de negócios sustentáveis para de 11 reservas já existentes. “A proteção em terras privadas da Mata Atlântica é um fator crucial para a conservação da floresta; uma vez que; cerca de 80% do Bioma se encontra em propriedades particulares que contribuem para a ligação dos blocos de floresta que estão separados”; explica Mariana Machado; coordenadora do Programa. Os recursos são provenientes do Bradesco Cartões; Bradesco Capitalização e da Fundação Toyota do Brasil.
 
O Programa tem contribuído para aumentar em quase 50% o número de RPPNs no Bioma; mostrando; por um lado; o interesse de proprietários de terra com a conservação e; por outro; o grande potencial dessa categoria de Unidade de Conservação para fortalecer as políticas de proteção da Mata Atlântica. O edital abrange as RPPNs dos corredores da Serra do Mar; Central; Ecorregião Araucária; Nordeste e outras regiões. Estudos indicam que; se adequadamente manejados; as áreas naturais presentes nesses corredores podem; em conjunto; proteger 75% das espécies ameaçadas da Mata Atlântica.
Receba nossas newsletters