Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Paraguai passa a exigir certificado de vacinação contra Febre Amarela

f176c0-IMG0201

A conferência de imprensa para anunciar a medida reuniu autoridades paraguaias nessa terça-feira (30)

A Febre Amarela no Brasil já ligou o alerta de países vizinhos. Nesta terça-feira (30), o Paraguai anunciou que voltou a estabelecer a obrigatoriedade do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela tanto para os viajantes nacionais quanto para os estrangeiros que passem pela Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Esta é uma medida preventiva a fim de evitar a reintrodução do virus na sociedade paraguaia que, assim como o Brasil, não apresenta casos da doença há um bom tempo.

A conferência de imprensa para anunciar a medida reuniu o titular da Saúde Pública do Paraguai, Carlo Morínigo, a presidente da Senatur, Marcela Bacigalupo, a viceministra de Saúde, Maria Barán, a diretora geral de Vigilância Sanitária, Águeda Cabello, e a diretora geral de Migração, María Arriola. Todos destacaram a Resolução S.G N°033/2018 que estabelece esta obrigatoriedade (VEJA DETALHES). “A decisão foi tomada por conta da situação do Brasil, que começou a registrar Febre Amarela Selvagem no fim de 2016 e que voltou à tona no fim de 2017”, disse Águeda Cabello.

Como existe um fluxo muito intenso de turistas entre Paraguai e cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, a decisão preventiva foi tomada de maneira conjunta pelas instituições federais. A titular da Direção Geral de Migração, María Arriola, afirmou que o governo está enviando os fiscalizadores necessários para realizar o controle exaustivo da chegada e saída de turistas em pontos distintos como Aeroporto Internacional de Assunção, Ciudad del Este e Pedro Juan Caballero.

Receba nossas newsletters