Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Pesquisa Bancorbrás revela destinos nacionais e internacionais mais procurados

Pesquisa completa detalha ainda nível de escolaridade dos visitantes e com vieram ao Brasil (Foto: MTur)

Pesquisa revela que o Rio ainda é o destino preferido

A cidade do Rio de Janeiro é o principal destino dos brasileiros, aponta pesquisa inédita realizada pelo Clube de Turismo Bancorbrás, uma das maiores companhias brasileiras privadas que atua há 33 anos no setor, com representações comerciais em 7 estados e no Distrito Federal. As cidades de São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Caldas Novas (GO) e Natal (RN) vêm a seguir.

O estudo abrange uma amostra muito representativa, com o registro de viagens realizadas por cerca de 120 mil clientes do Clube de Turismo Bancorbrás (www.bancorbras.com.br/ClubeTurismo) de janeiro a novembro e também reservas para dezembro de 2016. Orlando (Estados Unidos) foi o destino internacional mais visitado este ano, seguido por Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Lisboa (Portugal) e Montevideo (Uruguai).

Os viajantes pesquisados se hospedam em aproximadamente 10 mil hotéis conveniados ao Clube de Turismo Bancorbrás. Este programa permite oferecer descontos reais e expressivos na tarifa da rede hoteleira, na comparação com outros meios para reservar hospedagem – veja exemplos no quadro ao final deste texto.

Descontos -Duas metrópoles, Rio e São Paulo, ocupam os dois primeiros lugares entre os destinos de viagem dos brasileiros, tanto em 2015 quanto em 2016, mostra a análise. “Importante observar que nesse total de viagens pelo Brasil há tanto os que utilizam os títulos do Clube de Turismo Bancorbrás para viajar a lazer – a maioria dos pesquisados – quanto os que têm outra motivação. Isso ocorre porque há clientes que utilizam a vantagem do menor preço ofertado pelo Clube também para planejar antecipadamente viagens de negócios e para cumprir outros compromissos ao longo do ano”, diz Reynaldo Miranda de Abreu, Diretor de Negócios do Clube de Turismo Bancorbrás.

 Copa e Olimpíada – “O Rio de Janeiro é uma das cidades que mais atrai o viajante no mundo, pelas belezas naturais principalmente. Após a Copa do Mundo e também porque os Jogos Olímpicos aconteceram no Rio, aquela capital foi muito projetada, nacional e internacionalmente, como um destino turístico ainda mais atraente e com muitas novidades como o Museu do Amanhã, as instalações olímpicas, a Barra da Tijuca, entre outras. Isso contribuiu muito para manter o Rio como primeiro lugar no ranking apontado pela pesquisa”, diz o Diretor.Entre os brasileiros, são os brasilienses os que mais visitaram a cidade dos cariocas em 2016. Foram 20.357 reservas realizadas pelos usuários do Clube de Turismo Bancorbrás que residem no Distrito Federal.

O ranking dos dez destinos mais procurados, divulgado pelo Clube de Turismo Bancorbrás, serve também de alerta para os empresários que têm receitas vinculadas ao turismo e cujos negócios estão em cidades que não estão situadas entre as mais visitadas. “Figurar neste ranking é, também, sinalização positiva para o turismo e para os negócios relacionados ao setor. O acordo operacional de diversos hotéis com o Clube de Turismo Bancorbrás permite ocupação em praticamente todos os dias do ano”, lembra o dirigente.

Dicas – Um fato curioso da pesquisa é que nem mesmo o preço da hospedagem espanta o viajante da cidade do Rio. Segundo Reynaldo Miranda, o preço cobrado pela rede hoteleira é um dos mais caros entre as capitais do país. No entanto o Clube de Turismo Bancorbrás adota uma estratégia para manter o preço das diárias de hotel mais barato em relação ao que pagam os demais viajantes. O mesmo vale para o valor das passagens aéreas.

Os clientes do Clube do Turismo pagam menos do que o viajante que opta, por exemplo, por comprar por conta própria sua viagem e hospedagem pela internet ou por outros meios. “Isso porque nossos clientes compram um título que dá direito a sete diárias por ano para se hospedar com conforto em milhares de hotéis de categoria turística no Brasil (inclusive resorts) e no exterior. O valor da taxa de manutenção do título de turismo é pago mensalmente e isso permite planejar qualquer viagem com economia e praticidade”, diz Reynaldo Miranda.

O Clube de Turismo Bancorbrás também fechou acordo com companhias aéreas para ofertar passagens aos seus clientes com até 30% de desconto exclusivo em relação ao preço cobrado por essas empresas. “Esses descontos são vinculados às reservas de hospedagem e serão maiores se o cliente planejar sua reserva com alguns meses de antecedência, o que é mais recomendado para quem quer pagar menos”, observa.

 Assistência ao viajante– O diferencial para atrair e fidelizar clientes não pode ser apenas o preço da viagem, acrescenta o dirigente. “Há no mercado de viagens muitas ofertas de descontos, mas o serviço prestado tem que ser de alta qualidade. Afinal, quem viaja quer tranquilidade e evitar aborrecimentos”, diz.

“Por isso, além de o Clube de Turismo Bancorbrás permitir planejar com antecedência e economia qualquer viagem, nosso sistema tem a facilidade de efetuar reservas on-line; prestamos assistência abrangente em viagens, inclusive seguro de vida; suporte à hospedagem e atendimento personalizado para que o cliente se sinta prestigiado e devidamente assessorado pelo nosso pessoal”, acrescenta.

Receba nossas newsletters