Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Romaria 550 (MG) inaugura a maior rota de turismo religioso do Brasil

A nova rota deve atrair milhares de fiéis para os destinos de Minas e SP

A nova rota deve atrair milhares de fiéis para os destinos de Minas e SP

A Romaria 550 lançou oficialmente o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), para celebrar os 250 anos de peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, e os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, neste domingo (03/09). A rota, que é a maior do segmento de turismo religioso do país e foi reconhecida pela Setur-MG, terá saída de um grupo do Santuário Nossa Senhora da Piedade em direção ao Santuário de Aparecida, em São Paulo, passando por 32 municípios mineiros e seis paulistas, num percurso de mais de mil quilômetros.

Em Minas Gerais, o trajeto está todo sinalizado para que o peregrino possa se orientar, com totens instalados em locais estratégicos indicando as direções e placas indicativas apresentam o mapa geral do caminho, mostrando os municípios do percurso.

Nos últimos anos, as estruturas físicas foram implantadas pela Setur-MG totalizando a instalação de: 22 quiosques, 38 paraciclos, uma escada de acesso, três passarelas, 64 placas informativas, 1.771 totens indicativos, 119 placas de advertência para os motoristas e reparação de uma cabeceira de ponte e uma pinguela.

O evento inaugural contou com a participação do governador Fernando Pimentel, do secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, do arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, do deputado estadual Durval Ângelo, e do prefeito de Caeté, Lucas Coelho que entregaram cajados aos representes dos peregrinos.

Fiéis em bicicletas, cavalos e jipes 4×4 iniciam o roteiro nos próximos dias e se juntam ao grupo. Todos chegam juntos ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida no dia 9 de outubro, quando será celebrada missa e haverá a recepção aos romeiros e o reconhecimento do Crer como uma rota oficial de peregrinação.

“Estamos muito felizes com mais essa conquista para o turismo religioso mineiro. Por meio do Caminho Religioso da Estrada Real os peregrinos poderão conhecer nosso Estado não apenas pelas experiências de fé e sim em suas mais variadas formas, como a gastronomia, história e cultura”, comemorou o secretário Ricardo Faria.

Receba nossas newsletters