Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Sala de concerto Elbphilharmonie será nova atração de Hamburgo em 2017

Elbphilharmonie, em Hamburgo (Foto: Maxim Schulz)

Elbphilharmonie, em Hamburgo (Foto: Maxim Schulz)

A segunda maior cidade alemã e uma das cidades que mais atraem visitantes brasileiros, Hamburgo se prepara para ganhar mais uma atração. De acordo com Margaret Grantham, diretora para a América do Sul do DZT – Centro de Turismo Alemão, a cidade, localizada às margens do Elba, irá inaugurar, no distrito de Hafen City, em 11 e 12 de janeiro de 2017, mais um complexo cultural: o Elbphilharmonie Hamburgo.

Projetado pelos arquitetos do escritório suíço Herzog & de Meuron, o edifício com fachada de vidro lembra os navios que passavam pelo Mar do Norte e foi erguido sobre um armazém histórico. Apoiado por 1,7 mil estacas de concreto armado, abriga três salas de concerto, um hotel, 45 apartamentos particulares e a Plaza, área de visualização pública com vista de 360°.

O destaque do projeto é a sala principal de concertos, a Grand Hall, isolada do resto do edifício por razões de sonorização. Com 50 metros de altura, está em uma localização privilegiada no histórico porto de Hamburgo, tem capacidade para 2.100 pessoas. Em termos de visualização das futuras atrações do espaço – estão previstos cerca de 650 concertos anuais –, todos os assentos da plateia foram distribuídos ao redor do palco (em todos os lados). Então seja qual for a poltrona ocupada, tem-se uma visão panorâmica do palco e excelente experiência de audição de todos os lugares.

Em sua concepção, o Grand Hall lembra referências consagradas no cenário erudito internacional: a Philharmonie de Berlim e o Teatro Alla Scala, de Milão. Por isso, o já Elbphilharmonie Hamburgo vem sendo apontado, como um marco arquitetônico. Para exemplificar a expectativa que se tem em relação à inauguração, cerca de 180 mil pessoas de todos os cantos do globo já entraram no sorteio para ganhar dois dos mil ingressos para os concertos de abertura.

Após a inauguração o espaço receberá, durante três semanas, as 15 melhores orquestras do mundo. Entre elas, Sinfônica de Chicago e a Filarmônica de Viena. Ainda em janeiro, no dia 24, o violoncelista Yo-Yo Ma se apresentará ao lado da pianista Kathryn Stott. No repertório, sonatas de Bach, Shostakovich e Debussy. No total, a sala de concertos irá acolher mais de 300 eventos no primeiro semestre de 2017.

Mais informações e compra de ingressos no site da sala de concerto.

Receba nossas newsletters