Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Seminário discute gestão sustentável dos municípios em SC

Autoridades e empresários lideraram o debate

Autoridades e empresários lideraram o debate

A Gestão Sustentável dos Destinos Turísticos foi o tema que norteou os debates do primeiro Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina, realizado nesta terça-feira (25) em Florianópolis.O evento promovido pela Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL) teve como objetivo discutir e reforçar o planejamento para o desenvolvimento do setor em todas as regiões do Estado. A abertura do seminário contou com a presença do secretário nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Neusvaldo Ferreira Lima, do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan, do presidente da Santur, Valdir Walendowsky e do presidente do Conselho Estadual do Turismo, Rogério Siqueira.

Evento reuniu trade e convidados

Evento reuniu trade e convidados

O secretário Nacional de Estruturação do Turismo do MTur, Neusvaldo Ferreira Lima, falou sobre o acesso a recursos do Ministério do Turismo. “Há uma demanda gigantesca para ser atendida, mas também há muitos casos já atendidos. Tem muitas prefeituras com recursos financeiros nas suas contas correntes. O volume hoje para Santa Catarina é de R$ 39 milhões de recursos em contas correntes aguardando medições de obras”, explicou.Neusvaldo destacou que há no estado 239 contratos de obras celebrados com o MTur. Desse total, 116 estão paralisados por conta de questões burocráticas, como medições e falta de documentos. Há ainda 101 obras não iniciadas e 22 em andamento.

O secretário Pavan informou que o seminário quer despertar ainda mais a grande indústria do Turismo, que representa 12,5% do PIB do Estado. “Santa Catarina tem um potencial enorme no Turismo e muitas vezes temos equipamentos turísticos que estão adormecidos, que não tem projeto ou que falta desenvolver. Formamos uma grande equipe para ajudar cada região e município. Hoje vamos tratar do que vem sendo feito, o que precisa e qual o caminho a seguir. Não existe projeto turístico sem integração. Buscamos e vamos fazer com que as nossas cidades possam mostrar cada vez mais suas potencialidades turísticas”, disse.

O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de Turismo, gestores e demais servidores públicos municipais envolvidos com a temática. Durante todo o dia os participantes acompanharam painéis e palestras com foco na gestão e capacitação do setor.  Pela manhã, o secretário-adjunto da SOL, Francisco dos Anjos, apresentou as principais ações e diretrizes da secretaria. O consultor de captação de eventos da SOL, Eduardo Loch, falou sobre as relações entre o setor público e o privado para promoção e comercialização. Em seguida, o presidente da Santur S/A, Valdir Walendowsky, falou sobre o trabalho de promoção desenvolvido na empresa. Além  da inserção de mídias em veículos de comunicação, ele destacou que é realizado um trabalho junto a agências de viagens, operadoras de turismo, empresas de receptivo e companhias aéreas para movimentar o fluxo.  Ele apontou ainda a diversidade de destinos no estado como um diferencial para a promoção: “Cada etnia colonizadora nos dá originalidade, fazendo com que cada vez mais o turista descubra Santa Catarina”.

Em sua fala a assessora de turismo e cultura da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Raquel Rodrigues, comentou sobre o trabalho de difusão das informações às cidades. Uma das metas da entidade é ampliar o número de municípios no Mapa do Turismo, respeitando os critérios de vocação turística.

Já no período da tarde o diretor de Políticas Integradas do Lazer (PDIL), Carlos Cappelini, abordou a regionalização do turismo do estado. O Programa do MTur busca subsidiar a estruturação e qualificação das regiões, buscando fortalecer a identidade local e possibilitando a consolidação de novos roteiros como produtos turísticos rentáveis e competitivos, nos mercados nacional e internacional.O seminário contou ainda com um espaço  onde cada uma das regiões turísticas teve oportunidade de identificar as demandas e desafios regionais.

Receba nossas newsletters