Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Empregos

Turismo fecha mais de 7 mil postos de trabalho em junho

Contas - Dívidas - Malha Fina - IR - Divulgação

Em maio, o número de desempregados foi maior, atingindo mais de 8 mil trabalhadores

O setor de turismo no Brasil fechou o mês de junho com saldo negativo de 7.743 postos de trabalho fechados. De acordo com o estudo “Empregabilidade no Turismo”, produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os serviços ligados ao turismo continuaram amargando prejuízos, uma vez que se manteve a tendência do desemprego do mês anterior.

Em maio, o número de desempregados foi maior, atingindo mais de 8 mil trabalhadores. Nesses dois meses, o desemprego acumulou 16,5 mil pessoas, reflexo do ajuste de diminuição de custos que as empresas realizaram.

“No curto prazo, a melhora do setor vai depender do otimismo dos consumidores quanto às perspectivas do mercado de trabalho, à estabilidade dos preços e à folga para gastos novos nos orçamentos”, apontou Antonio Everton, economista da CNC. “Também vai depender da capacidade de a economia voltar a crescer. Enquanto isso não acontece, o emprego no turismo continuará sofrendo as oscilações da conjuntura econômica, retrato do desempenho das empresas do setor.”

De janeiro a junho de 2018, apesar do número negativo entre admissões e demissões (-11.689), o emprego foi puxado pela movimentação do mercado de trabalho de São Paulo (+7.656). Em contraposição, o Rio de Janeiro foi o estado que mais cortou oportunidades de trabalho (-6.968). Mesmo fenômeno se repetiu em 12 meses, quando se compara junho/18 com junho/17. São Paulo foi o local onde o nível de emprego mais avançou, enquanto as empresas turísticas localizadas no Rio de Janeiro foram as mais afetadas pela queda das vendas.

Receba nossas newsletters