Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Estudo do SPCVB mostra potencial de São Paulo nos finais de semana

Capital com fama de 'cidade do trabalho' teve maior alta na ocupação durante finais de semana (Foto: Banco de imagens/Embratur)

Capital teve maior alta na ocupação durante finais de semana desde 2012 (Foto: Banco de imagens/Embratur)

A São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) divulgou um estudo detalhado revelando o potencial turístico da capital paulista nos finais de semana. Segundo a entidade, apesar da imagem de ‘cidade de trabalho’, as ocupações em hotéis de sábado à domingo, cresceram consideravelmente em 2016.

A pesquisa mostra que, entre o período analisado de janeira à setembro, a diferença entre a ocupação de segunda à sexta-feira e de sábado à domingo, foi de apenas 5,94%, sendo a menor diferenciação desde 2012, quando a discrepância atingiu a marca de 11,91%.

Comparativo anual mostra queda na diferença de ocupações gerais para as de finais de semana

Comparativo anual mostra queda na diferença de ocupações gerais para as de finais de semana

Uma comparação entre os meses de janeiro de 2012 a 2016 mostra que o preço da diária média dos hotéis paulistas para o período diminuiu ao longo dos quatro anos analisados, coincidindo com o crescimento das hospedagens registradas aos finais de semana.

Os dados desconsideram fevereiro, período de carnaval, onde os valores das diárias tendem a aumentar, já que o período de desfiles das escolas de samba atrai um grande número de turistas que chegam a São Paulo para as festividades.

Gráfico mostra tendência de queda no valor de diárias para janeiro e o aumento do turismo aos finais de semana

Gráfico mostra tendência de queda no valor de diárias para janeiro e o aumento do turismo aos finais de semana

O presidente executivo do SPCVB, Toni Sando, explicou que a redução no valor das diárias em janeiro serve como incentivo para turistas ocuparem os hotéis durante as férias, deixando o balanço do resto do ano equilibrado. “O oferecimento deste preço em hotéis de qualidade de São Paulo cria um atrativo especial para os visitantes que procuram conforto e lazer por valores mais competitivos. Pode ser uma alternativa para que a hotelaria mantenha sua taxa de ocupação com pacotes e promoções”, comentou.

Quem também cresceu nos finais de semana foram os albergues, que no primeiro semestre de 2016 tiveram uma ocupação 28,6% maior em relação ao segundo semestre de 2015, totalizando uma ocupação de 49,40%, com diária média de R$ 47.

Ainda segundo Sando, o aumento no turismo em São Paulo não é apenas momentâneo e a tendência é de crescimento. “Em 2012, os finais de semana nos hotéis contaram com 53,52% de ocupação no semestre e 54,68% no ano todo. E no primeiro semestre de 2016 foram registrados 55,01%. Levando em consideração a média histórica, pode-se chegar a 56,41% para o ano todo, o maior valor entre os períodos analisados”, concluiu o Sando.

Receba nossas newsletters