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Hotelaria

ABR: Satisfação de clientes em resorts brasileiros foi de 91,3% no primeiro trimeste

Alberto Cestrone, presidente da ABR, e Sérgio Souza, diretor comercial do Casa Grande Hotel

Alberto Cestrone, presidente da ABR, e Sérgio Souza, diretor comercial do Casa Grande Hotel

No último sábado (09), a Associação Brasileira de Resorts apresentou seu balanço operacional referente ao primeiro trimestre de 2018. O evento, realizado no Casa Grande Hotel, no Guarujá, também marcou o encerramento da capacitação dos associados.

De acordo com o levantamento feito pela ABR, a taxa de ocupação de resorts nos primeiros três meses do ano foi de 74,4%, registrando um número 10,9% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em janeiro, a ocupação média foi de 82,1%.

O destaque vai para o aumento nas receitas dos resorts. O RevPAR médio (receita por quarto disponível) neste primeiro trimestre foi de R$ 1.059,33, valor 10,17% superior em comparação a 2017. Já o TRevPAR (receitas divididas pelas unidades habitacionais disponíveis para venda) apresentou maior valor desde o início do estudo, com R$ 787,92. Este número foi 28,76% superior ao registro do ano passado.

“Os números do primeiro trimestre são motivadores e confirmam as nossas expectativas de retomada dos resorts. Nos últimos anos, com a crise econômica, os viajantes perceberam que os resorts brasileiros proporcionam experiências diferenciadas”, afirmou Alberto Cestrone, presidente da ABR.

O estudo também analisa os resorts segmentados por ambiente (praia e campo) e regime de pensão (all inclusive e outros). Nos resorts de campo, a ocupação média foi de 51%, com receita média de R$ 1.354, enquanto nos de praia foi de 75,9%, com receita de R$ 974. Já os all inclusive registraram ocupação de 79,2%, contra 67,1% de outras pensões. A receita média desses resorts foi de R$ 949 e R$ 1.110, respectivamente.

Outro número positivo divulgado pela ABR foi a média de hóspedes e colaboradores dos resorts por UH (unidade habitacional). O primeiro estudo aponta que os resorts receberam 2,42 clientes por UH, contra 2,3 no ano passado. A receita média por hóspede foi de R$ 438,34. O número de colaboradores por UH também aumentou, com uma média de 1,38 em 2018.

“Aos hoteleiros, fica a tarefa de estudar esses números e comparar com suas próprias realidades. É preciso continuar com investimentos constantes em instalações, tecnologia, serviços e atendimento de alto padrão”, finalizou Cestrone.

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