Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Hotelaria

Em ritmo de retomada, Conotel 2018 tem início em Fortaleza

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

FORTALEZA, CE– A partir de agora o Congresso Nacional de Hotéis, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) passa a ser itinerante. O evento chega, neste ano na sua 60ª edição e dá início a esta nova fase em Fortaleza (CE), terra do atual presidente da entidade e que recebe, de forma conjunta, a Equipotel Regional. Em seu discurso, Linhares destacou que a hotelaria faz uma aposta otimista sobre o futuro do país.

“Não é hora de retrair. A vida me ensinou que é na crise que surgem as grandes oportunidades. Neste momento delicado da história do país, onde os escândalos tomam conta dos noticiários, devemos resistir, pois as dificuldades provam as melhores lutas e nelas conseguimos as melhores vitórias”, disse. “A cadeia do Turismo tem a plena consciência da sua responsabilidade neste momento da economia. Passamos longe do pessimismo e apostamos no país com fé e com garra por meio de novos investimentos, pagando a maior carga tributária e gerando o maior volume de empregos”, complementou.

O dirigente destacou ainda a honra de receber o principal evento da hotelaria no Ceará e afirmou que o estado abre os braços para receber aqueles que querem discutir os problemas e os caminhos do Turismo. “Nesses dois dias, vamos conversar e debater, buscando soluções e apontando caminhos para o nosso setor”, reiterou.

No comando da ABIH há quatro meses, Linhares ressaltou o tamanho do desafio e da responsabilidade da entidade. Para ter sucesso nesta empreitada, o dirigente salientou que acredita muito no trabalho conjunto com as ABIHs estaduais, por isso já visitou 21 estados e prometeu ir aos demais após o evento. “Sou filho do sertão do Nordeste, ousado e um cabra da peste, como falamos por aqui. Não temo o trabalho pesado e vamos trabalhar pelo turismo e pela hotelaria para dar continuidade a ascensão e retomada do crescimento após um período de estagnação entre 2013 e 2016”, concluiu.

Abertura do Conotel 2018

Abertura do Conotel 2018

MOMENTO ESPECIAL

O presidente da ABIH Ceará, Eliseu Barros, usou o seu discurso para destacar o momento vivido pelo Turismo do estado. Para ele, o setor recebeu um grande impulso e colocou o destino no mapa turístico do mundo. “O Turismo é a redenção econômica do Ceará. A chegada do hub de Air France-KLM e Gol nos enche de orgulho e chancela o Ceará como um destino mundial”, lembrou.

Ao mesmo tempo, Barros acredita que estes fatos chamam para uma reflexão. Para ele, o setor público desempenhou o seu papel e trabalhou para melhorar a infraestrutura e trazer estes voos. Agora, o setor privado deve fazer a sua parte. “Conclamo os nossos pares a trabalhar com afinco para alavancar o crescimento que almejamos. A hotelaria está preparada para dar a sua contribuição para o crescimento do Turismo”, disse.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Regis Medeiros, também falou sobre o que chamou de “momento mágico” para o estado. Ele citou as conquistas da economia e do turismo, além dos novos voos internacionais, chamou a atenção para o Centro de Eventos, um dos mais modernos do país. “Se Brasil se destaca no Agronegócio, sendo um dos maiores produtores de grãos do mundo, o potencial para o Turismo é semelhante ou maior. O país precisa que fazer aquilo que o poder público do Ceará e de Fortaleza fizeram: estimular e apoiar, porque ganham todos”, alertou.

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará

NOVAS OPORTUNIDADES

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará, também falou das recentes conquistas. No entanto, destacou que isso traz muitas oportunidades, especialmente para a hotelaria. Ele revelou que a Setur tem um programa de desenvolvimento para ampliar e qualificar a oferta hoteleira. “Estamos de braços abertos para os hoteleiros. Espero que vocês venham e conheçam um novo destino, que está sendo construído com muito trabalho. Temos um programa de desenvolvimento na orla e estamos à disposição para mostrar aos investidores interessados”, revelou.

HOMENAGENS

Durante o evento, o vereador Salmito Filho entregou a Manoel Linhares o título de cidadão de Fortaleza. “Reconhecemos o que já é de fato. Manoel dispensa apresentação, pois todos conhecem muito bem a sua liderança”, disse. “Me considero há muito tempo um filho de Fortaleza”, complementou o presidente da ABIH Nacional.

Também foi entregue uma placa em homenagem a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Turismo: Salmito Filho, vereador de Fortaleza; Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará; Eraldo Alves da Cruz ex-presidente da ABIH; Alexandre Sampaio, presidente da FBHA; Dilson Fonseca, ex-presidente da ABIH; Edilson Baldez das Neves, presidente da Fiema; Magdala Castro, criadora da Equipotel; e o diretor da Academia Brasileira de Eventos, Sérgio Junqueira.

Receba nossas newsletters