Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Férias e dólar alto impulsionam hotelaria nacional em julho, aponta ABIH

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

As férias de julho e a alta do dólar vêm impactando positivamente a hotelaria nacional. É o que mostra o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), que destacou o avanço ocorrido principalmente após o término da Copa do Mundo.

“Invariavelmente, a Copa do Mundo ocasiona uma queda na taxa de ocupação, mas vimos uma recuperação em todo país durante a segunda quinzena. A alta do dólar também já começou a influenciar o turismo interno e a opção pelo destino nacional é a mais coerente” analisa Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional.

As férias na Argentina também ajudaram a aquecer a ocupação em destinos como Rio de Janeiro e Santa Catarina, que estão vendo também uma maior circulação de turistas do Mercosul e países latinos. “Além dos argentinos, os uruguaios, paraguaios, chilenos e colombianos estão começando a chegar em maior número ao Sul do país e os turistas, vindos do estados do Sul e do Norte, têm aumentado no Rio de Janeiro” completa Linhares.

DESEMPENHO HOTELEIRO POR ESTADO

Rio de Janeiro – Os finais de semana de julho no interior, a exemplo da Região Serrana, vêm registrando uma taxa media de ocupação de 88 a 90%. Na capital, a expectativa é fechar o mês com 60% de ocupação, contra os 56,85% registrados no ano passado.

São Paulo – Julho apresentou um crescimento de ocupação no litoral e interior de 4% a 7% em relação a 2017. A capital tem confirmado um crescimento de 1% de ocupação durante o período, notadamente porque o próprio período de férias diminui a hospedagem de negócios.

Ceará – Fortaleza, em julho, registrou uma média de 83%, muito devido ao Carnaval fora de época, o Fortal, contra os 82% registrados em 2017.

Bahia – O estado tem comemorado uma recuperação em sua hotelaria em julho. A taxa de ocupação de Salvador superou os 60% de ocupação, índice maior do que os 56,8% registrados no mesmo período de 2017.

Pernambuco – A primeira quinzena do mês confirmou a retração causada pelos jogos da Copa. Em Recife, julho alcançou 60%. Em 2017, a taxa foi de 65%. Com essa retração pontual, Porto de Galinhas também viu sua taxa de ocupação cair para 80% esse ano, sete pontos percentuais abaixo de julho de 2017.

Rio Grande do Norte – Natal atingiu 76% de ocupação em seus hotéis durante o mês.

Alagoas – No segundo semestre de 2017 e início de 2018, houve a abertura de quatro hotéis em Maceió, mas a ocupação se manteve, apesar do aumento de ofertas de leitos, e atingiu 72% de ocupação durante o mês de julho.

Santa Catarina  – O estado também registrou uma queda na ocupação durante a primeira quinzena e fecha o mês com 70%. Em 2017, a ocupação foi de 82%.

Rio Grande do Sul – Porto Alegre registrou uma ocupação na ordem de 57%, seis pontos percentuais acima de 2017 (51%). Na Serra Gaúcha, Gramado baterá 85% de ocupação, queda de 1% em relação a 2017.

Paraná – Curitiba fecha o mês com 63% de ocupação e Foz do Iguaçu 76% de ocupação no mês julho.

Receba nossas newsletters