Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Le Canton lança programa para se tornar um resort 100% sustentável

Le canton - externa

Hotel Le Canton

O Hotel Le Canton, em Teresópolis-RJ, decidiu seguir o caminho da sustentabilidade e está ampliando seu programa ambiental. Com o objetivo de desenvolver a atividade hoteleira de forma a amenizar possíveis impactos sobre o meio ambiente, o hotel firmou parceria com a Simbiose Inteligência Ambiental, e implementa um projeto que vai promover ações para transformá-lo num resort 100% sustentável.

O novo programa abrange a conservação de energia e água, tratamento de esgoto, preservação de áreas de importância ambiental, minimização de possíveis riscos de impactos ambientais negativos por parte dos hóspedes e visitantes, além de um programa de educação ambiental para a comunidade do entorno do hotel.

“Hotéis sustentáveis já se tornaram uma realidade em vários países. A evolução dos conceitos e modelos da atividade turística apontam para o caminho da sustentabilidade. O nosso desafio é nos comprometer ainda mais com as boas práticas de otimização e consumo racional na gestão da água, energia e resíduos”, comenta a diretora Mônica Paixão.

O programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que está sendo implementado, por exemplo, vai promover ações de reciclagem, compostagem, gerando renda para programas sociais. O Programa de Educação Ambiental buscará uma atuação efetiva na melhoria da qualidade ambiental e de vida na região através de ações educativas. O hotel adotará uma escola na comunidade e fornecerá software de gestão escolar, além da capacitação dos professores, fornecimento de material didático, auxílio e inclusão social em programas.

Os sistemas de tratamento de efluentes convencionais também estão sendo substituídos por um moderno sistema biológico que transforma resíduos sólidos do esgoto em água tratada reutilizável, que pode ser reutilizada para irrigação, lavagem de calçadas e pisos. Esse sistema propicia uma economia de cerca de 100m³ de água por dia.

Receba nossas newsletters