Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Melia comemora 60 anos e chega a 100 mil quartos em 43 países

Gabriel Escarrer Juliá - fundador e presidente da Meliá Hotels International

Gabriel Escarrer Juliá, fundador e presidente da Meliá Hotels International

Na comemoração dos 60 anos da rede Meliá Hotels, a diretoria do grupo destacou durante assembleia- geral, realizada no último dia 23, os resultados que culminaram  no crescimento do mercado internacional e 15,1% na receita por quarto disponível. Durante o evento, Gabriel Escarrer Juliá, fundador e presidente da empresa, aproveitou a oportunidade  para destacar a sua visão do passado, presente e futuro da rede hoteleira, agradecendo aos acionistas pelo apoio, em um ano que marca também o 20o aniversário da abertura de capital.

No panorama geral, houve um crescimento de 15,1% na receita por quarto disponível, a ampliação de 28% nas vendas através do melia.com, e o registro de 5 milhões de membros no programa de fidelidade MeliaRewards.“Em 60 anos, crescemos de um pequena empresa para uma multinacional com cerca de 100 mil quartos em 43 países, mas nunca perdemos nosso espírito familiar ou nossos valores. É precisamente graças a esses valores e a uma equipe unida e talentosa que temos sido capazes de alcançar um crescimento responsável e sustentável, e manter a nossa liderança global”, disse o presidente.

Escarrer focou bastante no futuro. “Os resultados da empresa indicam que os anos de crise estão para trás e que estamos agora colhendo os frutos de nossa estratégia de gestão e otimização do produto”, destacou.. Destacou ainda algumas prioridades de sua gestão. “Nosso compromisso de investir na renovação e reposicionamento dos nossos hotéis têm gerado resultados muito acima de nossas expectativas, contribuindo para a valorização de nossos ativos e melhorias gerais”, explica, destacando o aumento de 30% da tarifa média dos quartos após as reformas que somaram um investimento de € 75 milhões. “Olhando para os próximos 60 anos, a Meliá está totalmente preparada para enfrentar o futuro como líder de mercado”, afirmou.

Escarrer analisou os resultados de 2015, um ano em que a companhia registrou um aumento de 16% no faturamento global (que subiu para mais de € 2.9 bilhões) e um incremento de 29% no Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), com lucro bruto de € 101,6 milhões e € 40,5 milhões de lucro líquido. A Meliá Hotels International também alcançou os seus objetivos de redução da dívida líquida, que caiu em mais de € 200 milhões, e também em gestão de ativos, gerando mais de € 200 milhões em vendas de hotéis, mantendo a gestão das propriedades vendidas.

No que diz respeito ao desempenho das ações ao longo do ano, o presidente explicou que o preço da ação da Meliá Hotels International aumentou 37%. Ele também expressou sua satisfação com o recente reembolso antecipado das obrigações convertíveis que deveriam ser pagas em 2018, pelas quais a maioria dos detentores de títulos converteram em ações, com a empresa tendo um aumento de capital de 13,34%.” Em 2015, assinamos 25 novos hotéis e em 2016 vamos abrir um novo hotel mais ou menos a cada 2 semanas”, declarou. Em Cuba, por exemplo, a Meliá tem uma presença significativa, liderando o mercado”, ressaltou.

De acordo com o presidente, o novo Plano Estratégico da Meliá se concentra em melhorar as marcas da companhia, a digitalização, o crescimento seletivo em mercados-chave, gestão de talentos e uma estrutura organizacional global e eficiente, garantindo sempre a qualidade e o valor dos ativos, num modelo financeiro robusto perante riscos e ciclos de negócios.

A base para a transformação cultural da Meliá, de acordo com Escarrer Juliá, irá resultar em uma empresa que é mais global (80% das receitas operacionais já são gerados fora da Espanha); uma empresa maior mas com um crescimento baseado em fórmulas de baixo capital e com foco em excelência de gestão hoteleira; maior descentralização e “glocalização”, isto é, respondendo às demandas específicas de cada mercado; maior segmentação e personalização das experiências; e, por fim, uma maior digitalização da empresa.”Na Meliá, temos focado em inovação e novas tecnologias, e hoje somos vistos como uma das melhores empresas em transformação digital”, finaliza.

Receba nossas newsletters