Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Hotelaria

Novas plataformas: hoteleiro tem que entender realidade do mercado

Fernando Martinelli, do Senac

Fernando Martinelli, do Senac

Novos modelos de negócios e o cenário atual da hotelaria no Brasil foi o tema abordado por Fernando Baracho Martinelli, professor do Senac e autor do livro Gestão de Qualidade Total, em sua palestra no Conotel 2017. O executivo traçou um breve histórico do setor no Brasil até a chegada ao momento atual com as plataformas digitais e com clientes cada vez mais exigentes e demandando por experiências personalizadas.

“Acredito que falta a percepção do hoteleiro da realidade do que o mercado quer. Se plataformas como o Airbnb e o Homeway existem é porque o consumidor quer e gera esta demanda”, afirmou. “O cliente quer escolher e cabe a nós entender como a hotelaria beneficia destas plataformas, como ela atende este cliente e otimizar isso dentro do nosso negócio”, complementou.

Ele destacou que as empresas que geram o maior Retorno Sob Investimento (ROI) no Turismo hoje são plataformas digitais como o Airbnb, Priceline, TripAdvisor e Expedia, por exemplo. “Temos que entender que as empresas distribuidoras e prestadoras de serviços colaboram com o sucesso dos hotéis”, destacou ele, ressaltando a necessidade de um trabalho conjunto.

Para ele, a disseminação destas empresas marca uma nova era no Turismo e uma nova maneira de estruturar os negócios nesta indústria. Segundo Martinelli, elas ajudam os hotéis independentes e pequenos a chegarem ao público. “As empresas que não são disruptivas e não trazem esta cultura corporativa nova e diferente tendem a desaparecer. Se não observarmos o que essas empresas estão fazendo, daqui um tempo podem não estar mais aqui”, garantiu.

Receba nossas newsletters