Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações

Pará reabre Parque do Utinga

Parque Estadual do Utinga (PEUt) - crédito Igor Brandão - Agência Pará

Parque Estadual do Utinga (PEUt) – crédito Igor Brandão – Agência Pará

O novo Parque Estadual do Utinga (PEUt) será reaberto ao público pelo Governo do Pará nos próximos dias 16 e 17 de março. Com um total de investimento de cerca de R$ 36 milhões, os trabalhos realizados no PEUt compreendem a entrega do circuito de quatro quilômetros de pistas, preparado para caminhadas e passeios de bicicletas, patins e skates, além de um grande estacionamento de 400 lugares para veículos e de um centro de recepção aos visitantes, equipado com auditório para 50 lugares, lanchonete, loja de souvenir, bilheteria e café. Para a inauguração estão agendadas diversas atividades como apresentações artísticas, caminhada com paradas para informações educativas sobre a fauna, flora e sobre os novos espaços.

Fauna

Com uma área equivalente a 1340 campos de futebol (1.340 hectares) o Parque Estadual do Utinga possui uma fauna exuberante com mais de 200 espécies de aves registradas e a maior biodiversidade de peixes em parques em todo o mundo, com 90 espécies de peixes catalogadas. O espaço ainda mantém uma quantidade enorme de insetos com muitas espécies ainda desconhecidas, além de mamíferos como preguiças e capivaras e répteis como tartarugas, jacarés e serpentes.

Esse é o mais importante projeto de preservação da biodiversidade na Região Metropolitana de Belém e consiste em uma unidade de conservação criada, em 1993, para preservar ecossistemas e mananciais lá guardados – como os lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem cerca de 70% da população de Belém.

Ararajubas

Dentro do parque existe um projeto voltado para a reintrodução das ararajubas, aves sem registro de aparição na Região Metropolitana de Belém há mais de 60 anos, por conta de um processo de extinção, e que agora já podem voar livremente pelo Parque Estadual do Utinga.

No mês de janeiro, as araras de cores amarelo e verde vibrantes foram soltas de seu cativeiro em mais uma etapa do processo de reintegração da espécie ao seu habitat natural. Em outubro do ano passado, 12 exemplares de Ararajuba chegaram ao parque vindas de São Paulo.

Serviços do Parque do Utinga (entregues em caráter experimental):

Centro de Acolhimento
Espaço Milton Monte
Recanto da Volta
Quatro quilômetros de trilha central
Trilhas Interpretativas na mata

Receba nossas newsletters