Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações

Parque da Serra da Bodoquena será reaberto a visitação em 2011

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena; no Mato Grosso do Sul; deverá ser oficialmente aberto à visitação nos primeiros meses de 2011; segundo o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Rômulo Mello; ao anunciar medidas de estruturação da unidade; que deverão fortalecer o ecoturismo na região do município de Bonito.

O conselho consultivo já está sendo implantado. O plano de manejo pode ficar pronto antes da primeira metade de 2011; o que permitirá a visitação do público. Hoje; o Parque da Serra da Bodoquena permanece fechado para visitantes. “Esta é uma área muito importante para a conservação e será implementada”; disse Mello.

Criado há 10 anos com 74 mil hectates; o Parque da Bodoquena estava impedido de criar seu conselho consultivo por conta de uma ação judicial movida por produtores rurais. Na verdade uma tentativa adicional a ações anteriores que pediam a anulação do decreto de criação do parque. Entretanto; os esforços contrários à criação e implementação da unidade de conservação foram barrados por julgamentos realizados recentemente.

O ICMBio deve propor em breve uma ampliação dos limites do parque; já que muitas das nascentes dos rios que garantem o turismo de Bonito permanecem desprotegidas. Novas áreas protegidas também devem ser propostas na bacia do Alto Paraguai.

Receba nossas newsletters