Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Com Google; Embratur cria ferramenta no You Tube para promover Brasil no mundo

.

.

Exibir vídeos e depoimentos sobre os destinos brasileiros e; ao mesmo tempo; saber exatamente onde eles estão localizados por meio do Google Maps. Essa é a proposta do canal www.youtube.com/visitbrasil desenvolvido pela Embratur em parceria com o Google e lançado hoje (03/03). Antes dessa apresentação oficial; o canal já registrava a marca de 13 mil acessos. “Queremos que o turista estrangeiro experimente os atrativos brasileiros antes mesmo de vir ao país. É uma maneira de fazer o visitante conhecer e entender a geografia e ter uma dimensão clara das inúmeras atrações turísticas”; destacou Jeanine Pires; presidente da Embratur.

Esse canal é resultado da continuidade de uma parceria que a Embratur iniciou com o Google em 2006. A empresa de tecnologia foi a responsável por criar o portal de turismo da entidade. Na ocasião; o principal objetivo era aumentar a visitação ao site por meio de uma presença forte no sistema de busca de palavras. “Na época chegamos a crescer 120% em visitação e representamos a primeira experiência mundial do Google em busca simultânea. Nessa nova fase também nos tornamos pioneiros na convergência de vídeos e mapas. Alguns outros países já solicitaram ao Google para replicar essa ferramenta”; comemorou a dirigente.

No momento; o canal conta com 88 vídeos de destinos turísticos e depoimentos de empresários do setor; celebridades e até de turistas estrangeiros que já estiveram no Brasil e deram sua opinião. Todos os vídeos foram traduzidos em 68 idiomas e contemplam mais de 280 destinos e atrativos turísticos nacionais. Voltado principalmente para o consumidor final; o canal será aberto para a divulgação de depoimentos enviados pelos internautas ainda neste primeiro semestre. Os interessados devem entrar em contato com a Embratur. Ao todo; o Google levou seis meses para produzir essa nova ferramenta. “Hoje; o segmento de viagens é um dos mais rentáveis para o Google. Ao criar esse projeto ressaltamos a importância do relacionamento e da área social para o crescimento da internet no Brasil”; disse Alex Dias; diretor Geral do Google no Brasil.

De acordo com Jeanine Pires; além de informar sobre as atrações; o canal também terá o poder de influenciar na decisão do turista estrangeiro e contribuir para a venda de roteiros brasileiros. Dados  da Demanda Turística Internacional apontam que 28% dos visitantes internacionais utilizaram a internet como fonte de informação para sua viagem. A pesquisa também demonstrou que 95% dos turistas estrangeiros pretendem voltar e indicariam o Brasil como próximo destino de viagem. Além disso; 35% afirmaram que retornariam para o evento da Copa do Mundo de 2014. “A previsão é que; num período de cinco a dez anos; metade das transações turísticas sejam feitas via online. Por isso; queremos o mundo falando da experiência de visitar o Brasil”; completou.

Para a disseminação desse novo canal; a Embratur também terá o suporte do Google. Além de divulgar nas redes sociais onde está presente – Facebook; Twitter; Hi5 e Flickr – e distribuir para um mailing de 400 mil nomes entre trade turístico (agentes de viagens e operadores); imprensa e consumidor final; a ferramenta surgirá como um dos vídeos sugeridos pelo You Tube mundial e notinhas no Twitter do Google serão postadas frequentemente.

“Quando comerçarmos a promoção das 12 cidades sede da Copa de 2014 vamos utilizar o canal para ressaltar como as cidades do Nordeste; por exemplo; estão próximas e valem uma visita mais detalhada”; finalizou Jeanine Pires; lembrando que o objetivo maior é aumentar o gasto e a permanência do turista estrangeiro no Brasil. No futuro; a ideia é que o canal também esteja no street view; onde o internauta poderá enxergar ruas; vista panorâmica de hotéis ou de praias. No entanto; para este ano ainda; a Embratur confirmou o lançamento de uma nova ve

Alex Dias e Jeanine Pires

Receba nossas newsletters