Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Comissão de Turismo debate futuro no setor pós-Olimpíadas

Deputado Herculano Passos (Foto: Cláudio Araújo)

Deputado Herculano Passos (Foto: Cláudio Araújo)

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realizou na última quarta-feira (8/06) uma audiência pública para discutir medidas para captação de turistas estrangeiros para o Brasil pós-olimpíadas. O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) foi o responsável por levantar o debate: “As Olimpíadas estão aí, todos os hotéis do Rio de Janeiro vão encher, então não é preciso divulga-las, elas já vão promover a atração de turistas suficientes. Agora, é preciso discutir o dia seguinte. Há uma expansão da rede hoteleira no Rio e é indispensável que tenha toda uma agenda de eventos para que os hotéis fiquem cheios e o fluxo de turistas permaneça positivo para o Rio e para o Brasil depois dos jogos”, explicou Leite.

Para o deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), presidente da Comissão de Turismo, o investimento na publicidade é determinante para a continuação da vinda de turistas estrangeiros após os Jogos Olímpicos. “Os jogos serão um evento tão bom para o Brasil quanto foi a Copa, mas é preciso melhorar a infraestrutura e a divulgação do país como ponto turístico não pode parar”, avaliou Herculano.

O presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio, defendeu que é preciso que o governo e a iniciativa privada aproveitem a presença da imprensa mundial no país para impulsionar a divulgação. “É uma oportunidade de convidarmos milhares de jornalistas para visitarem pontos turísticos e gerarem essa demanda para os canais de comunicação e para os espectadores de fora. É uma forma de divulgação praticamente gratuita”.

José Antônio Parente, presidente substituto da Embratur destacou que os investimentos em publicidade são escassos e que este é um dos principais problemas a serem solucionados. “Em 2015, a Embratur investiu 17 milhões de dólares em promoções. O México investiu 477 milhões de dólares e o Equador, um país pobre da América Latina, 96 milhões. Então nós esperamos, com o apoio da Câmara, reverter essa questão do financiamento dessas promoções, pois sem divulgação do Brasil no exterior, nós não conseguiremos aumentar o fluxo do turismo”.

Nesta sexta-feira (10/06), uma comitiva de deputados da Comissão de Turismo, liderada pelo deputado Herculano, estará no Rio de Janeiro para uma reunião com o prefeito Eduardo Paes, e para vistoria em pontos específicos, como a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico.

Receba nossas newsletters