Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Fornatur decide promover evento no Congresso em defesa da nova Embratur

Reunião do Fornatur contou com a presença de Vinícius Lummertz

Reunião do Fornatur contou com a presença de Vinícius Lummertz

Durante a reunião do Fornatur, realizada nesta quarta-feira (16), em Brasília, o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, que preside o Fórum de Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo, confirmou que no dia 10 de outubro haverá uma audiência no Congresso com a participação de cerca de 150 deputados para discussão de temas do setor.”Decidimos levar ao Congresso os nossos pleitos que passam pela aprovação da nova Embratur, pela liberação dos cassinos, bem como em relação a taxação do ICMs dos combustíveis fixado em 12%, medida que somos favoráveis”.

Na reunião os secretários prometeram intensificar a movimentação no sentido de convencer deputados e senadores a aprovar, com a maior brevidade possível, o projeto de lei (PL-7425) que transforma a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em um serviço social autônomo. A aprovação do projeto, enviada pelo governo à Câmara dos Deputados, permitirá que Embratur atue como uma agência, nos moldes da Apex, trazendo mais agilidade e flexibilidade na gestão, o que resultará em mais promoção para atrair um número muito maior de turistas internacionais para o Brasil.

“É preciso que cada secretário saia daqui com a missão de conversar com seus governadores, com os representantes de seus estados no Congresso, para que esse projeto de lei seja aprovado. Temos que fazer a Embratur ter mais liberdade para exercer plenamente seu papel de promover o Brasil de forma eficiente, como exige o mundo hoje”, defendeu o presidente do Fornatur ao lançar a proposta de um engajamento mais ostensivo dos secretários. A moção foi aprovada por unanimidade.

O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz destacou as vantagens da mundança. “Com esse modelo nós não podemos, por exemplo, contratar pessoas capacitadas no exterior. Sem contar que com os cortes, estamos investindo em promoção pelo menos cinco ou seis vezes menos que os países vizinhos do Mercosul, que são nossos concorrentes na corrida para atrair mais turistas internacionais e gerar mais divisas para o país”, comentou.

A união de esforços dos estados e setor privado para consolidar a importância econômica da atividade turística foi um dos itens em debate O objetivo é alavancar o segmento, demonstrando sua capacidade de contribuição para o crescimento econômico. Representante da Bahia, o subsecretário do Turismo, Benedito Braga, reafirmou a sua convicção de que o setor é propulsor da geração de empregos. “A promoção dos destinos é uma das ferramentas deste processo que visa à expansão da atividade turística”, disse. “Fizemos chamamento a hoteleiros, operadores e companhias aéreas para que participem das 24 feiras internacionais e 38 nacionais onde a Bahia é divulgada em 2017”.

Receba nossas newsletters