Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Fornatur apresenta novidades e faz homenagem ao ex-presidente Felipe Carreras

Gustavo Arraes, presidente do Fornatur

Gustavo Arraes, presidente do Fornatur

Brasília recebeu na última semana a 95ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), em Brasília, liderada pelo presidente do Fornatur e secretário de Turismo de MG, Gustavo Arrais. Esta foi a primeira reunião com a participação do novo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e da nova presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Teté Bezerra.

Na pauta do encontro estavam a apresentação do novo site do Fornatur, criação da Federação Nacional das Regiões Turísticas (Circuitos/Polos), estatísticas Airbnb e apresentação da 46ª ABAV Expo Internacional, que acontece em São Paulo, em setembro.

O secretário executivo do MTur Alberto Alves, o diretor de Marketing e Apoio à Comercialização, Márcio Ferreira Nascimento, o diretor de Marketing e Relações Públicas, Walter Vasconcelos, o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, Gilson Lira, o presidente e vice-presidente da Fecomércio DF, Adelmir Santana e Francisco Maia, e secretários de Turismo de vários estados também estiveram presentes.

Minas Gerais foi o palco e recebeu os convidados para tratar de temas importantes relacionados ao turismo brasileiro. Iniciando a reunião, o ex-presidente do Fornatur, Felipe Carreras, recebeu uma Moção de Agradecimento em homenagem à sua dedicação enquanto gestor reconhecendo os serviços prestados que contribuíram de forma efetiva para o crescimento do turismo.

Compondo a programação, o novo portal do Fornatur foi lançado pelo presidente Gustavo Arrais que ressaltou a importância de unificar a gestão nacional do turismo. “É como muita alegria que apresentamos o portal do Fornatur de cara nova. O site é uma importante ferramenta que reúne as principais informações e decisões do Conselho Nacional do Turismo e as ações de fomento do Plano Nacional do Turismo em um único espaço”, reforça Gustavo.

Desenvolvida pela Setur-MG, a Plataforma Integrada de Turismo (PIT), que tem como objetivo principal profissionalizar o planejamento e a promoção turística, foi mais uma vez lembrada como uma iniciativa pioneira do segmento turístico nacional e que pode ser utilizada por todos os estados do Brasil.

“Nosso objetivo é que a política de regionalização se mantenha independente. Sabemos da relevância desse processo que permite que o turismo cresça de forma regional fortalecendo os estados”, ressalta Arrais. Na sequência, o Fornatur levou ao Ministério do Turismo levantou pautas importantes para o crescimento do setor, dentre elas, o entendimento do MTur sobre o Programa de Regionalização do Turismo; o repasse de recursos aos estados e a importância das  parcerias com companhias aéreas.

Com a Embratur, o Fórum tratou do reposicionamento do Brasil enquanto destino internacional e chamou atenção para ações de promoção mais efetivas. “A reunião foi além das nossas expectativas. Além de apresentar alguns programas, pautas essenciais foram citadas durante essa agenda. Nosso foco é projetar o Brasil e suas peculiaridades distribuídas em cada canto do país para o mundo”, completa Arrais

Receba nossas newsletters