Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ministério do Turismo e Ipea realizam pesquisa sobre mão-de-obra do turismo

.

.

O Ministério do Turismo e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estão iniciando a realização de uma nova pesquisa; por telefone; em cerca de 18 mil estabelecimentos ligados ao setor; nas atividades de alojamento; agências de viagens; transportes; alimentação; auxiliar de transportes; aluguel de transportes; e cultura e lazer; de todos os estados e do Distrito Federal. O início da pesquisa está previsto para quinta-feira; dia 28 de janeiro e terá duração de seis meses.
 
O objetivo é conhecer a proporção de turistas e residentes atendidos nessas atividades e estabelecimentos em cada estado. As informações são essenciais para conhecer a importância socioeconômica do setor turismo; em especial; a geração de empregos pelo setor. “Ao diferenciar os clientes do estabelecimento em turistas; a pesquisa fornecerá um diagnóstico dos empregos gerados pelo setor em cada estado. Assim; auxiliará na formulação de políticas que contribuirão para o desenvolvimento do setor; o que é interesse de todos os envolvidos”; disse Luiz Barretto; ministro do Turismo.
 
Pesquisa semelhante foi realizada pelo Ipea entre dezembro de 2004 e junho de 2005. Como os hábitos de consumo da população se alteram; é necessária a atualização das informações.
 
José Francisco de Salles Lopes; diretor da Estudos e Pesquisas do MTur reforça a importância da participação do setor para ajudar no levantamento dos dados que depois serão úteis para o mercado como um todo. O ministério; inclusive; enviou carta a todos os dirigentes de associações de classe ligadas ao turismo solicitando a colaboração.
 
Confira; a seguir; a íntegra da carta:
 
CARTA AOS DIRIGENTES DAS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE LIGADAS AO SETOR TURISMO
 
Assunto: Divulgação de realização de pesquisa para conhecimento do setor turismo no Brasil
 
Senhor (a) Diretor(a);
 
O Ministério do Turismo e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estão promovendo uma pesquisa; por telefone; em cerca de dezoito mil estabelecimentos que operam nas atividades de Alojamento; Agências de Viagem; Transportes (subdividido em transporte aéreo; transporte terrestre interurbano e outras modalidades de transportes); Alimentação; Auxiliar de Transportes; Aluguel de Transportes; Cultura e Lazer; distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal. O início da pesquisa está previsto para o dia 28 de janeiro de 2010 e terá duração de seis meses.
 
O objetivo da pesquisa é conhecer a proporção de turistas e residentes atendidos nessas atividades/estabelecimentos em cada estado. Essa informação é essencial para conhecer a importância socioeconômica do setor turismo; em especial; a geração de empregos pelo setor.
 
Vimos solicitar o apoio dessa entidade no sentido de divulgar junto a seus associados a realização dessa pesquisa e a importância da participação de todos; respondendo algumas perguntas referentes ao estabelecimento e à sua clientela.
 
Essa colaboração é fundamental para o sucesso da pesquisa. Fornecendo informações completas e corretas; cada estabelecimento contribuirá efetivamente para o desenvolvimento do setor turismo no Brasil.
 
O estudo não visa casos individuais; apenas estatísticas globais. A privacidade do estabelecimento e o sigilo das informações fornecidas estão garantidos.
 
Os resultados dessa pesquisa junto com dados do Ministério do Trabalho e Emprego e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística permitirão estimar o emprego ormal e a ocupação informal nessas atividades; bem como o perfil desses empregados.
 
Esses números são muito importantes para os formulado

Luiz Barretto

Receba nossas newsletters