Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ministérios do Turismo e Cultura assinam acordo de cooperação

Marx Beltrão defende o acordo para a mudança da Embratur

Marx Beltrão, ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o ministro da Cultura, Roberto Freire, assinaram a “Carta do Recife”, documento que prevê ações como o incentivo a parcerias público-privadas, a certificação de destinos patrimoniais e acordos específicos voltados a cada fortificação. O evento teve como foco a candidatura de um Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial pela Unesco.

O ministro do Turismo enalteceu a união de esforços pelo aproveitamento do potencial dos monumentos. Ele apontou a aproximação com a iniciativa privada como um dos caminhos para conservar os monumentos, ampliar a oferta turística e a atração de visitantes, especialmente em um momento de contenção de recursos públicos.

“A concessão para uso privado é um dos modelos que, se adotados, pode não só resolver os problemas de manutenção, como gerar renda, oportunidades de trabalho para a população, além de ampliar o leque de oferta de atrativos e o aumento de fluxos turísticos no país”, destacou Beltrão.

A “Carta do Recife” também envolve diretrizes como promover o uso sustentável de fortificações, para assegurar sua preservação; implementar estratégias de divulgação de fortes e fortalezas, a fim de incentivar o turismo cultural, e promover a integração do Conjunto de Fortificações do Brasil, entre outras.

Receba nossas newsletters