Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

ABOTTC e Sebrae se unem para criar projeto Trem é Turismo e revitalizar o setor

Uma parceria da Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) com o Sebrae criou o projeto Trem é Turismo; que está recuperando ou revitalizando linhas férreas em todas as regiões do país.
 
O projeto conta com um orçamento de mais de R$ 2;2 milhões; repartido entre o Sebrae; ABOTTC e seus associados. O calendário de trabalho prevê uma série de atividades para os próximos dois anos; como oficinas de gestão; pesquisa diagnóstica dos empreendimentos e mensuração dos resultados estão entre as ações previstas para articular os diferentes atores incluídos no segmento. No total; o Trem é Turismo englobará 24 linhas espalhadas por 11 estados; do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Entre os mais conhecidos estão o Trem do Corcovado (RJ); o Trem do Vinho (RS); o Trem do Pantanal (MS); o Trem do Forró (PE); Viação Férrea Campos do Jordão; Trem da Vale Ouro Preto Mariana (MG) e o Trem da Serra do Mar (PR).
 
Para Luiz Carlos Barboza; gestor do projeto pela ABOTTC; o projeto impulsionará definitivamente o segmento; trazendo ainda outros benefícios para as comunidades inseridas nos roteiros. “Com o Trem é Turismo a ABOTTC deverá se consolidar e expandir o número de associados. Existem novos projetos de trens turísticos e culturais no país. As viagens de trens são muito atrativas e podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do ambiente econômico das localidades envolvidas; estimulando pequenos negócios e gerando emprego”; avalia.
 
Segundo Sávio Neves; presidente da ABOTTC; as perspectivas para 2011 são excelentes. “Neste momento de retomada; em que o Brasil sediará uma sequência de grandes eventos esportivos; o projeto vai propiciar um avanço sem precedentes do turismo ferroviário. Há ainda outro ponto favorável: por ser uma modalidade que complementa os produtos turísticos; a tendência é que o segmento alavanque os destinos turísticos em que está inserido”; acredita.
Receba nossas newsletters