Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Com passeios embarcados proibidos, temporada de Baleias Francas tem início em Santa Catarina

Temperada de Baleias Franca em SC vai de julho a novembro

Temperada de Baleias Franca em SC vai de julho a novembro

A temporada de observação da baleia franca em Santa Catarina está se aproximando. No entanto, o setor de Turismo pouco ou nada deve se beneficiar disso por mais um ano. Isso porque a observação desses gigantes mamíferos em seu habitat natural segue proibida pelo Ministério do Meio Ambiente por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), a unidade não autoriza a realização do Turismo de Observação de Baleias em embarcações, além de ser estritamente proibido nadar com os mamíferos.

Os passeios de barco para observação das baleias em Santa Catarina estão suspensos desde 2013 por questões judiciais e ambientais. Havia a esperança de que eles voltassem em 2018 com a criação de um plano de fiscalização por parte do ICMBio. No entanto, ele não foi realizado e a nova previsão para que o Plano de Manejo a APA da Baleia Franca esteja concluído e publicado até o final deste ano ou início de 2019, o que possibilitará a efetiva autorização e o decorrente controle das atividades de turismo embarcado nas épocas de
ocorrência das baleias já na temporada de 2019.

Em outras palavras, os mares da região onde as Baleias Francas são mais freqüentes, pertencem desde o ano 2000 à uma APA (Área de Proteção Ambiental),começa na Ilha de Santa Catarina, onde fica Florianópolis, e se estende até o sul do Estado, até a Praia do Rincão.

Esta modalidade de Turismo atrai visitantes do mundo todo. Na Bahia, por exemplo, onde o passeio embarcado é permitido, são esperados pelo menos 15 mil visitantes nesta temporada. O trade local, bem como parlamentares, já se mobilizaram para que a liberação ocorra o quanto antes, fator que depende do ICMBio.

Para minimizar os efeitos desta proibição no trade local, o Sebrae-SC criou – no ano passado – uma rota para a observação da baleia franca em terra. O produto está sendo desenvolvido e já é comercializado e oferece uma série de experiências diferentes do passeio embarcado.

 

Receba nossas newsletters