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Criteo revela que 60% das reservas online de viagens são feitas via mobile

Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina

Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina

A Criteo S.A divulgou o estudo “Summer Travel Report 2018”, que revela a tendência de crescimento do ‘mobile’ e a influência dos aplicativos no setor de turismo, ao analisar mais de três bilhões de reservas online em 59 países no último ano. De acordo com o relatório, players de viagem que possuem aplicativos já têm 60% de suas transações concluídas em dispositivos móveis, sendo que destas, 33% são feitas via web mobile e 27% em apps.

Os aplicativos possuem a maior taxa de conversão (23%), enquanto a web mobile registra a menor (4%). No desktop, esse índice fica em 11%. Apesar do crescimento dos dispositivos móveis, os computadores ainda faturam mais. Para cada 100 dólares gastos no desktop, 78 dólares são gastos no aplicativo e 77 dólares na web mobile.

O mobile ganha ainda mais destaque quando o assunto são as viagens de última hora. No caso de reservas feitas com menos de 24 horas antes do embarque ou check-in, 89% das compras são fechadas no ambiente móvel. A web mobile responde por 48% das transações, enquanto os aplicativos e o desktop representam 41% e 11%, respectivamente.

“Vemos a ascensão do mobile como algo natural e que deve continuar a crescer diante da mudança de comportamento e navegação das pessoas. O consumidor de hoje é omnichannel e isso se reflete também no setor de turismo. Com as plataformas móveis facilitando a aquisição de viagens, as buscas em smartphones e aplicativos aumentaram rapidamente”, explica Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.

Pensando nesses números, as agências online de viagens, ou online travel agencies (OTAs), têm se desenvolvido rapidamente no ambiente mobile. No último trimestre de 2017, transações feitas via smartphones aumentaram 61% no segmento, enquanto as demais empresas de viagem registraram crescimento de 11%.

“Assim como em outros setores, o mobile se tornou estratégico para as empresas de viagem. E não basta apenas ter um site responsivo, é necessário ter um bom aplicativo. Não investir no mobile significa perder oportunidades. Mas também é importante pensar no comportamento omnichannel do consumidor. É preciso conectar todos os pontos de contato para oferecer a melhor experiência e gerar conversão”, conclui Firmino.

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