Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Ministério lança cartilha de bom atendimento aos turistas LGBT

cartilha lgbt

O Ministério lançou a cartilha “Dicas para atender bem turistas LGBT” nesta sexta-feira (4), durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado. Disponível nos formatos impresso e online, a publicação reúne informações sobre legalidade, conceitos básicos e dicas de como atender bem. Assuntos como diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual também são abordados.

Foram produzidos 19 mil exemplares que serão distribuídos entre as secretarias estaduais e municipais de turismo. Os estabelecimentos são orientados a tratar os clientes pelo nome social, oferecer promoções para casais e datas especiais, além de recomendar usar sempre o termo orientação sexual.

O ministro Marx Beltrão explicou que a pasta está atenta aos públicos identificados como prioritários pelo Plano Nacional de Turismo. Só neste ano, os segmentos de pessoas com deficiência e idosos também ganharam manual. “Precisamos entender as necessidades de cada perfil de viajante para oferecer o melhor atendimento possível”, explicou.

A publicação é uma parceria do Ministério do Turismo com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e o Ministério da Justiça.

Segmento em números – O turismo LGBT é um dos segmentos de mercado que mais crescem no mundo e um nicho atrativo para destinos turísticos. Estudos do World Travel EC1 Tourism Council revelam que este público gasta, em média, 30% a mais e viaja quatro vezes mais que outros segmentos. De acordo com a IGLTA (Associação internacional de Gays e Lésbicas), o mercado de viagens gays e lésbicas movimenta US$54 bilhões anuais. Além disso, 67% afirmam dar preferência aos meios de hospedagem que se posicionam como “gay-friendly”. Em agosto, o Rio de Janeiro ganhou o título de melhor cidade praia gay da América Latina.

Receba nossas newsletters