Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Rio terá 65 postos de atendimento a turistas durante a Olimpíada; confira

A Riotur vai oferecer tous guiados pela cidade

A Riotur tará  postos de informações para atendimento aos visitandes

Faltando uma semana para o início das Olimpíadas, a Riotur montou um esquema especial recepcionar os turistas, tornando mais fácil sua estadia e deslocamento na cidade. A estimativa é que o Rio venha receber 650 mil turistas nacionais e 350 mil estrangeiros neste período, que vão injetar em torno de US$ 1,8 bilhão na economia da cidade. O planejamento elaborado para atender este público inclui postos de informações móveis, sinalização educativa e de rotas para pedestres e para ambientação na cidade, além de uma ampliação do número de pessoas atendendo os turistas como anfitriões cariocas.

A Riotur preparou ainda uma série de materiais informativos impressos e virtuais. Ao lado dos 16 postos de informações já existentes na cidade, serão montados de forma temporária outros 13 postos e mais 28 balcões nos modais de transporte público. Para complementar o serviço, a central de atendimento telefônico 1746 atende em inglês quando se tecla na opção 8 e em espanhol na opção 9.

“O formato que será utilizado foi testado e aprovado durante outros grandes eventos que a cidade sediou, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações e a Rio+20. Também foi aclamado durante a Copa do Mundo, em 2014, com 89% de avaliações positivas feitas pelos visitantes estrangeiros. Ainda assim, tivemos que ser criativos para bolar ideias que facilitassem o trabalho das equipes de informação. Nosso objetivo é obter índices ainda melhores desta vez – explica o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

RECEPÇÃO- Durante os Jogos Olímpicos serão 65 pontos de atendimento ao turista. A cidade, que já conta normalmente com 16 postos de informações fixos (*), vai contar com estruturas temporárias montadas no Maracanã, Praia da Barra (2), Avenida Professor Abelardo Bueno (via onde fica o Parque Olímpico), Ipanema, Leblon, Praça XV, Lagoa, Saara (centro comercial popular no Centro) e Copacabana. No mesmo período, balcões de atendimento vão servir de base para a atuação dos agentes em estações do Metrô, BRT e SuperVia (rede ferroviária). Além disso, um novo posto fixo será inaugurado nos próximos dias em Santa Teresa, no Largo do Curvelo.

Também haverá postos no Centro Principal de Imprensa – MPC (com funcionamento entre os dias 5 de julho e 19 de setembro) e no Rio Media Center – RMC (entre os dias 27 de julho e 21 de setembro), para dar suporte à imprensa, e na Vila dos Atletas (entre os dias 5 de julho e 21 de setembro) e no Parque Olímpico (entre os dias 5 de julho e 21 de setembro).

Em parceria com a Cisco, será viabilizado durante as Olimpíadas o projeto RIO CITY INFO, sistema de postos avançados que conectam os visitantes da cidade com a central especializada de atendimento da Riotur. Por intermédio da solução Cisco Remote Expert, turistas poderão interagir e trocar informações com agentes de informação da Riotur, reproduzindo a experiência de um atendimento presencial. Os postos possibilitam comunicação por voz, vídeo e dados, e também contam com câmera para documentos, tablet e impressora controlados pelo agente, enriquecendo a troca de informação. A solução Cisco permite selecionar o idioma no qual o turista gostaria de ser atendido (português, inglês ou espanhol), redirecionando-o para o agente adequado da central de atendimento. Os terminais eletrônicos ficarão no Rio Media Center, no Píer Mauá, no Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão) e na Rodoviária Novo Rio.

(*) Postos Fixos: Galeão Terminal 1, Galeão Terminal 2, Rodoviária Novo Rio, Aeroporto Santos Dumont, Candelária, Píer Mauá, Barra, Leblon, Quinta da Boa Vista, Largo do Machado, Lapa, Ipanema, Urca, Gávea e dois em Copacabana – Av. Princesa Isabel e outro em um quiosque da orla na altura da Rua Paula Freitas). Antes de 2009, a cidade contava apenas com três postos fixos de atendimento

Receba nossas newsletters