Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Turismo e tecnologia: um lucrativo mercado para o agente de viagens

.

.


Aroldo Schultz; diretor das Empresas Schultz; escreveu um artigo no qual aborda Tecnologis e Turismo como ferramentas integradas. Confira abaixo o texto na íntegra:

“Tem sido bastante divulgado o fato de que o brasileiro é um dos maiores consumidores de equipamentos de informática e telecomunicações e que está previsto que o Brasil terá um grande crescimento na área de turismo já a partir de 2011. São ótimas notícias; mas como fica o agente de viagens neste cenário? Será que estes profissionais ficarão abandonados pelo mercado ou nascerão novas oportunidades? As Empresas Schultz apostam na segunda teoria e aqui vai um alerta para quem pensa o contrário: temos cadastradas cerca de 16 mil agências de viagens; num universo de 20 mil espalhadas pelo Brasil. É um grande número de empresas e profissionais preparados pelo tempo; com história e experiência; à espera de soluções inovadoras que lhes ofereçam um caminho lucrativo e vantajoso.

De olho no futuro; fizemos uma opção. Em vez de investir milhões somente na participação em feiras; distribuição de brindes e em açõ es momentâneas de promoção; resolvemos enxugar o orçamento; promovendo as mesmas ações em escala menor; para poder investir em tecnologia. E é essa tecnologia que está à disposição do agente de viagens; impactando diretamente em um lugar mais interessante: seu bolso.

Nossos sistemas; que até o final de 2010 ainda estarão em fase de finalização; movimentaram neste ano; até o momento; cerca de 15 milhões em comissões para agentes de viagens. À partir de 2011; com os sistemas finalizados; as previsões são infinitamente maiores. Esse resultado foi alcançado porque; embora sejamos fornecedores e distribuidores para as agências; sabemos que na hora de dar atendimento e assessoria ao consumidor final é o agente de viagens quem faz a diferença. Concorrer com o agente de viagens é operar contra o próprio turismo. O tempo dirá!

Neste ano; além de lançarmos sistemas inteligentes de reserva; novos roteiros; opções de pacote; negociações e afins; também nos preocupamos em oferecer novas formas de ganho para o agente de viagens; usando os recursos designados para a tecnologia. O Vital Fone; por exemplo; é na verdade um agregador de renda; um produto que irá aumentar o faturamento do agente de forma rápida e fácil. Está vindo aí a TZ Shop; uma loja virtual de produtos gerais que comissionará o agente e lhe oferecerá negociações especiais para a aquisição de produtos importantes para seu dia a dia como informática e assessórios para viagem.

Outro investimento importante foi feito na plataforma da TZ Systems; a nossa empresa de inteligência em tecnologia para o turismo. Ela foi desenvolvida para unir os operadores que; assim como nós; defendem a importância do agente de viagens; pois a venda de seus produtos também exige um login de agente. E todos os agentes que já compram conosco; poderão comprar dos nossos parceiros com o mesmo login.

Investimentos altos também foram aplicados no desenvolvimento do aplicativo que coloca o catálogo da Europamund o no iPad. Esta ferramenta já é o produto de mais rápida aquisição da história da tecnologia; só perdendo para o telefone. Embora o aplicativo tenha como foco o consumidor final; que pode consultar e orçar; é necessário um login de agente de viagens para fazer reserva e a compra.
Agora iniciamos outra fase; retomando os investimentos em pessoal; focando no atendimento às agências; com a implantação de um setor de qualidade e a criação de programas de incentivo. Fazemos de tudo para manter viva a atividade do agente; investindo em ferramentas para facilitar seu dia-a-dia; promovendo conscientização; capacitação e gerando soluções que ajudem a incrementar a sua renda; a começar por não concorrer com ele. Isto não é apenas ideologia; marca ou política empresarial; é uma iniciativa absolutamente necessária para o bem da economia do setor e do país; uma vez que o setor de turismo é o segundo maior empregador do mundo.”

Tecnologia e Turismo na visão de Schultz
Aroldo Schultz é diretor geral das Empresas Schultz; oito empresas ligadas ao setor de turismo

Receba nossas newsletters