Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Turismo: nove mil vagas abertas para Programa de Qualificação Profissional para Olimpíadas

formam-2Profissionais que atuam diretamente com o turista – como os que trabalham em quiosques, barracas de praia, hotéis, pousadas, albergues, cama-e-cafés, prestadores de serviço de informações turísticas e guardas municipais – já podem se inscrever no programa de qualificação gratuito oferecido pela Riotur com o intuito de melhorar os serviços que serão oferecidos para visitantes e moradores da capital carioca. Para participar é necessário apenas ter pelo menos 18 anos e cursado até o 6º ano do Ensino Fundamental. O curso é gratuito e online.

O conteúdo do programa de qualificação para a Olimpíada e Paralimpíada de 2016 aborda a comunicação básica com o turista em português e inglês, técnicas e comportamentos para o atendimento ao público e conhecimentos transversais, como segurança, cuidado com o meio ambiente e higiene e saúde, entre outros. Ao final do programa, os participantes que concluírem o curso serão certificados. Também estão previstas premiações para aqueles que completarem os módulos do curso com sucesso e rapidez.

O programa utiliza uma plataforma de ensino e aprendizagem inovadora, focada em dispositivos móveis: o Canal Braços Abertos, criado especialmente para atender a esta demanda, e que o aluno pode acessar pelo celular smartphone, tablet ou computador a fim de assistir as vídeo-aulas e realizar as atividades. Cada módulo contém um conjunto de unidades de ensino, totalizando, na soma de todos os módulos, aproximadamente 80 (oitenta) unidades. Cada unidade de ensino é composta por diferentes atividades de aprendizagem, com objetivos específicos, apresentação de vídeos, conteúdos auto-instrucionais e jogos. O tempo estimado para cursar on-line cada unidade é de em torno de uma hora.

As aulas do programa de qualificação são divididas em módulos. Na primeira etapa, são abordados os Saberes Interdisciplinares, visando o desenvolvimento de competências e habilidades gerais para o atendimento ao usuário, como hospitalidade e qualidade. É o momento em que se trabalham temas como prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, turismo acessível, sustentabilidade, respeito à diversidade e direitos humanos. No segundo módulo, Saberes Específicos, as aulas são customizadas para cada perfil de atividade. Por último, os participantes aprendem noções básicas de inglês.

O programa foi elaborado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Riotur e o Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). A PUC-RJ foi responsável por desenvolver a plataforma digital, disponível para tablets, celulares ou computadores. Os alunos que não dispuserem dos aparelhos eletrônicos adequados poderão usar uma das Naves do Conhecimento do município (Parque Madureira, Santa Cruz, Complexo do Alemão, Vila Aliança, Penha, Irajá, Padre Miguel e Bairro Carioca), além do wifi livre na área pública da Praça Mauá.

Associações e entidades interessadas que seus associados participem do programa de qualificação para a Olimpíada e Paralimpíada devem encaminhar para o email [email protected] a listagem dos candidatos – nome, CPF e e-mail até o fim do mês de maio. A partir desta inscrição inicial, o participante receberá em seu e-mail o endereço da plataforma de aprendizagem, as informações com um passo a passo e terá seu acesso liberado para iniciar o curso.

Receba nossas newsletters