Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Vai viajar e não tem carteira de vacinação internacional? Veja como conseguir

f9cfc8f1-7f7d-47f2-92ee-9268c339380c

Certificado é um documento que atesta que o passageiro tomou a vacina contra alguma doença

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento importante na hora de viajar. Porém, nem todo mundo conhece. Além de um documento obrigatório para entrar em alguns países, ele também é importante para garantir sua saúde e segurança.

O certificado é um documento que atesta que o passageiro tomou a vacina contra alguma doença, sendo a febre amarela a mais comum. Ele é exigido para turistas que tem destino a alguma aérea com risco de transmissão da doença ou para os que são provenientes de áreas endêmicas.

Existe uma lista de 120 países, segundo a Organização Mundial da Saúde, que exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre Amarela, doença transmitida pela picada de um mosquito.

Recentemente novos países passaram a exigir a vacinação após um surto da doença em estados como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Até o momento, Panamá, Nicarágua, Venezuela e Cuba foram os países que alteraram o status de exigência.

Para verificar a informação atualizada sobre exigência vacinal contra a febre amarela do país de destino, clique aqui.

A vacina pode ser tomada gratuitamente em qualquer posto de saúde, mas nem todos os lugares que têm a vacina emitem o CIVP. No entanto, existem 88 Centros de Orientação de Viajantes aptos a emitir o certificado em todo o Brasil.

É só levar o comprovante da vacina contra febre amarela e um documento oficial de identificação com foto. Se cadastrando antecipadamente no site da Anvisa, o atendimento nos Centros de Orientação ao Viajante é mais rápido.

Em Guarulhos, no aeroporto, tem um posto da Anvisa, porém, ele fica aberto somente de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A lista completa pode ser consultada no site da Agência Nacional e Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Avianca Brasil emitiu um comunicado recente falando da exigência de vacina de febre amarela aos passageiros que viajam desde o Brasil para alguns países da América Central e do Sul e Caribe. A Colômbia – onde a companhia tem seus principais destinos – passou a exigir o certificado.

Receba nossas newsletters