Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços / Tecnologia

Amadeus: tecnologia gera economia e fidelização para as aéreas

Gustavo Murad, presidente da Amadeus cópia

Gustavo Murad, diretor da Amadeus

A Amadeus realiza durante toda esta sexta-feira (20) o 1º Amadeus Airlines and Airports Focus Day, um encontro com os principais atores da indústria da aviação. Segundo Gustavo Murad, diretor Regional para Aéreas da Amadeus, a ideia do evento é reunir representantes de companhias aéreas, de aeroportos e desenvolvedores, além de órgãos governamentais para que seja feito um debate sobre as inovações e melhores práticas no setor de aviação.

“O que queremos é que o Brasil e a América Latina não fiquem para traz quando se fala em tecnologia. Temos processos complexos e muita burocracia com as regulamentações do setor, e por isso, muitas vezes ficamos atrasados em relação a outros mercados em inovação. Mas com foco e direcionamento podemos mudar esse cenário”, disse Murad.

Segundo o diretor, o Brasil já tem uma aviação bastante desregulamentada e isso é motivador, já que as companhias estão abertas a adoção de novas tecnologias que geram benefícios, economia e fidelização. “Não existe resistência, mas há um problema de viabilidade na implementação”, afirmou.

Para ele, o mercado brasileiro é dinâmico, as companhias aéreas são competitivas e desenvolvedores possuem muitas ferramentas, falta uma melhor regulamentação, mas com debates é possível fazer acontecer. “A Amadeus investe hoje 17% do seu faturamento (mais de US$ 1 bilhão) em inovação, queremos ser o um dos agentes ativos dessas mudanças que estão por vir”, declarou.

Mark Gallagher, da Amadeus

Mark Gallagher, da Amadeus

Na pauta do dia estavam as principais tendências de inovação tecnológica apresentadas pelo vice-presidente Airport IT da Amadeus, Mark Gallagher. Entre elas: Biometrics, Block Chain, Artificial Intelligence, Robotics, Baggage, New Faces, Translation, Augmented Reality, Internet of Things, Data Privacy/Data Security/Cyber Security. “Todas essas novas tecnologias tem como objetivo aprimorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência, otimizar recursos da e aumentar a lucratividade. O volume de passageiros na América Latina vai dobrar até 2020 e as expectativas dos passageiros irão mudar. Precisamos de uma transformação na rapidez das mudanças”, antecipou Gallagher.

DESTAQUES DAS INOVAÇÕES DA AMADEUS

De acordo com o executivo, assim como o NDC, a gestão de bagagem será uma exigência da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) – conforme Resolução 753 – e a Amadeus já tem sistema desenvolvido e implementado em algumas aéreas para o rastreamento. “Hoje temos uma média de uma bagagem extraviada por voo, e esse custo é muito alto. A partir de junho de 2018 teremos um novo sistema de rastreamento, onde durante o trajeto da viagem haverá quatro check point para monitorar as bagagens, em conciliação com o sistema de passageiro”, explicou.

Junto com o sistema de rastreamento da bagagem vem também o Disruption Management, um sistema de solução e compensação para qualquer eventualidade que o passageiro venha a ter, como voos alternados por problemas de aeronave ou meteorológico. O sistema sugere soluções para realocação, já calculando custo e disponibilidade e levando em consideração especificidades – como, por exemplo, a necessidade de um passageiro com mobilidade reduzida. “A compensação pode ser aplicada de diversas formas, desde um email até um upgrade para próxima viagem. No mobile, quando há atraso ou cancelamento de voo, o cliente é avisado com antecedência e pode via APP escolher uma das soluções propostas”, finalizou.

Receba nossas newsletters