Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Tecnologia

Confira como atrair o Viajante Conectado

Brian Payea,Head of Industry Relations at TripAdvisor

Brian Payea,Head of Industry Relations at TripAdvisor


Os smartphones não são apenas uma ferramenta de comunicação e entretenimento. Esses dispositivos passam a se tornar uma parte integrante da jornada dos viajantes.Ao observar as tendências de planejamento e reservas, é evidente que o uso de smartphones está em ascensão e um novo perfil de viajante surge – o Viajante Conectado. Esse viajante é sinônimo de oportunidade para o setor hoteleiro, mas é preciso que as empresas conheçam um pouco mais os hábitos e as necessidades deste segmento.

A última edição do TripBarometer, estudo global do TripAdvisor, identificou o comportamento dos viajantes que utilizaram dispositivos móveis para planejar ou reservar viagens, representando 42% do total de entrevistados. A pesquisa revela como esses Viajantes Conectados usam seus smartphones antes e durante suas viagens, fornece insights sobre os tipos de comodidades e serviços desejados e mostra como a indústria hoteleira está se preparando para este novo momento do setor.

O Viajante Conectado

Os Viajantes Conectados, aqueles que utilizam seus smartphones para planejar e reservar suas viagens, podem ser encontrados em todo o mundo, mas são mais proeminentes em determinadas regiões. A América do Sul conta com a maior proporção de Viajantes Conectados, com 57% dos entrevistados, seguida por Oriente Médio (55%) e Ásia (49%).

Esses viajantes são mais propensos a utilizar seus smartphones para organizar suas viagens de forma mais eficiente (44%) e reservar acomodações durante as viagens (37%). Além disso, eles tendem a usar seus dispositivos para fazer pesquisas quando já estão no destino: 72% usam seus smartphones para procurar restaurantes, 67% para procurar o que fazer e 64% para ler avaliações.

Os requisitos para os Viajantes Conectados começam a diferir quando se trata de serviços mais relacionados com a conectividade. Quase metade (45%) dos Viajantes Conectados gostariam de ter à sua disposição um aplicativo para fazer reservas enquanto estão viajando e apenas 16% dos hoteleiros em todo o mundo atualmente oferecem essa opção.

Mudança nos padrões tradicionais de reserva

Segundo o TripBarometer, 67% das reservas são feitas online.Juntamente com as agências de viagens online e sites de hotéis,os aplicativos de reservas estão se tornando cada vez mais populares. A utilização dessas ferramentas vem dobrando a cada ano. Em 2014, 4% dos entrevistados reservaram suas acomodações por meio de aplicativos.Essa proporção cresceu 8% esse ano.
O Mercado brasileiro está preparado para atender o Viajante Conectado?

Globalmente, os hotéis têm se tornado mais acessíveis por meio de diferentes plataformas: 73% das propriedades contam com reservas online e 55% aceitam reservas por meio de dispositivos móveis. Já no Brasil, apenas41% dos estabelecimentos têm um site responsivo para smartphones. O país também está entre os que contam com menos propriedades que oferecem check-in via dispositivos móveis.

O setor hoteleiro tem a grande oportunidade de atrair um segmento crescente de Viajantes Conectados. Os estabelecimentos devem identificar os melhores caminhos para se tornarem acessíveis por meio de dispositivos móveis a fim de atrair esse perfil de viajante altamente engajado. E, para isso, não é necessário fazer um alto investimento: os estabelecimentos independentes ou menores, que não contam com recursos suficientes, podem alavancar suas vendas por meio do instant booking, ferramenta do TripAdvisor que estará disponível no Brasil em breve, e permite que as reservas sejam feitas diretamente no site, sem que os hotéis precisem desenvolver suas próprias soluções mobile.

Brian Payea

Receba nossas newsletters