Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Turismo lança campanha contra exploração de menores durante o Carnaval

Coletiva realizada após reunião dos órgãos envolvidos detalhou o projeto (Foto: Divulgação)

Coletiva realizada após reunião dos órgãos envolvidos detalhou o projeto (Foto: Roberto Castro/MTur)

O Ministério do Turismo, em conjunto com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), lançou na terça-feira (14/02) uma campanha de conscientização contra a exploração de crianças e adolescentes durante o Carnaval. A ação prevê incentivar a denúncia de crimes contra menores, criando situações que devem causar espanto nos envolvidos, que terão as reações filmadas por câmeras escondidas.

Entre as ações que pretendem causar estranhamento nas pessoas, está prevista uma vaga especial de estacionamento para motoristas com menos de 18 anos, uma dupla de atores, sendo um deles criança, que tentarão dar entrada em meios de hospedagem sem as documentações exigidas por lei, além de talheres e pratos infantis que serão servidos para clientes de bares para simbolizar que menores não devem consumir bebidas alcoólicas.

Apesar da campanha ser focado no período de Carnaval, que no ano passado, entre 5 a 24 de fevereiro, registrou mais de 17% de todas as denúncias de exploração de menores em todo o ano, as peças deverão ser reproduzidas ao longo de 2017.

Os vídeos com a reação dos pessoas nas três situações serão divulgados nas redes sociais dos órgãos envolvidos e o MTur também articula a possibilidade de veicular a peça nas TVs de bordo de companhias aéreas.

“Não podemos permitir que o turismo, uma atividade econômica que gera milhões de empregos, seja usado como plataforma para criminosos explorarem as nossas crianças e adolescentes. Quanto mais pessoas conseguirmos envolver nessa rede de proteção, melhor”, comentou o ministro, Marx Beltrão.

Receba nossas newsletters