Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Unesco nomeia Cais do Valongo (RJ) como Patrimônio da Humanidade

O Cais do Valongo foi acrescentado neste mês junto de outros locais de países como China, Argentina, Croácia, entre outros (Foto: Agência Brasil)

O Cais do Valongo foi acrescentado neste mês junto de outros locais de países como China, Argentina, Croácia, entre outros (Foto: Agência Brasil)

A Unesco acrescentou oficialmente o Cais do Valongo, na região central do Rio de Janeiro, como Patrimônio Mundial da Humanidade, no última dia 12 de julho. A inclusão do local, usado no século 19 para desembarcar escravos africanos, ocorreu durante o último Comitê Mundial do Patrimônio da Humanidade, que acrescentou ainda outros 20 locais de todo o mundo, realizada entre os últimos dias 2 e 12.

O Cais do Valongo recebeu cerca de 1 milhão de escravos que chegavam em navios negreiros vindos da África, principalmente entre os anos de 1774 e 1843, torando o porto a principal porta de entrada de homens e mulheres escravizados nas Américas. O local foi desativado por leis que proibiam o tráfico transatlântico ainda no século 19 e foi aterrado para receber a imperatriz Teresa Cristina, em 1843. Recentemente, durante obras de revitalização da região portuária, ele acabou redescoberto.

“A sociedade sempre se manteve atenta, os moradores da região sempre guardaram, na sua saga da oralidade, a força desse espaço; a academia, quando a escavação [das obras de revitalização] começou, imediatamente disse: ‘Atenção, o Cais do Valongo está aí’, quer dizer, a cidade, por meio de seus habitantes, nunca esqueceu o que se passou nesse pedaço de terra”, explicou o antropólogo e coordenador da candidatura do cais a patrimônio, Milton Guran.

Receba nossas newsletters