O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participa hoje(13/01), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, da assinatura da Matriz de Responsabilidade entre o governo federal, as prefeituras, os governos estaduais e os clubes cujos estádios sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. Durante a cerimônia, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será lançada linha de crédito do BNDES, no
valor de R$ 1 bilhão, para reforma, ampliação e construção de hotéis.
O novo produto do BNDES é fruto de uma articulação do Ministério do Turismo para expandir a capacidade hoteleira do país e atender as demandas da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Outra medida de estímulo à hotelaria, parceria entre o MTur, Ministério da Integração Nacional e bancos oficiais , é o aumento de prazos para pagamento dos financiamentos com recursos dos Fundos Constitucionais do Centro- Oeste (FCO) , Norte (FNO) e Nordeste (FNE).
O Brasil possui cerca de 28 mil meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas e albergues. Barretto confirmou ainda o estudo em conjunto com o INMETRO e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) para implantação de um novo sistema de classificação da hotelaria. A partir de março uma série de oito encontros estão previstos nas cinco regiões do país com o objetivo de estabelecer as matrizes para a nova classificação dos meios de hospedagem brasileiros.
Os encontros estabelecerão critérios para oito tipos de empreendimentos: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis fazenda, hotéis de selva, hotéis históricos e os chamados "cama e café". "O mercado necessita de uma padronização e um referencial para os meios de hospedagem, como demonstraram os processos de candidatura do país para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016", resume Ricardo Martini Moesch, Diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur.
Segundo dados do Código Nacional de Atividades Econômicas do Ministério da Fazenda (CNAE), existem hoje no Brasil cerca de 28 mil estabelecimentos hoteleiros. Seis mil deles estão cadastrados no Ministério do Turismo, através do Cadastur. Com a nova classificação, o ministério espera ter um controle mais rígido em relação à qualidade dos serviços prestados, dando credibilidade à hotelaria brasileira.
A nova classificação é um dos três itens do acordo de cooperação celebrado entre o MTur, o INMETRO e a SBM, que prevê, também, o estudo de viabilidade para a implantação de um Hotel Conceito no Parque Tecnológico do INMETRO em Xerém (Duque de Caxias/RJ), e a criação de um selo de qualidade que atingirá os prestadores de serviços turísticos.