Orientar os tripulantes para o embarque em um navio e ajudar na criação de uma regulamentação para essas contratações. Esses são alguns dos objetivos da recém criada Starting Onboard Life Training. "A Starting foi criada a cerca de seis meses a partir de uma demanda do mercado em encontrar profissionais preparados para as funções a bordo de um navio. Temos como um dos objetivos mostrar a realidade dos tripulantes, além disso, nossa missão é ajudar a criar regras para a contratação dos profissionais brasileiros que embarcam nos cruzeiros marítimos", disse o sócio da empresa, Adriano Terrazzan, em visita a sede paulista do MERCADO&EVENTOS.
De acordo com Terrazzan, cerca de 40% dos profissionais contratados para trabalhar na temporada 2008 desistiram do contrato logo nas duas primeiras semanas. O motivo, segundo ele não é a falta de capacitação e sim de orientação. "O brasileiro é muito versátil e capacitado, o problema é que muitos são colocados em funções que não condizem com suas habilitades. Assim, os tripulantes tem suas expectativas frustadas e acabam desistindo do contrato", explicou. Segundo Terrazzan, as agências contratantes só conseguem preencher cerca de 60% das vagas disponíveis nas companhias, o que as vezes acarreta na admissão de um profissional sem o perfil correto para o cargo.
Para Terrazzan e Cristiane Tavares, sócios da Starting e tripulantes, tentar reverter esse quadro de desistências é um dos focos das treinamentos oferecido pela empresa. "Com foco nas reais necessidades dos alunos e futuros tripulantes nossos treinamentos mesclam teoria e prática. Até o momento mais de 300 pessoas já foram treinadas e estão aptas a embarcarem em um navio", disse Terrazzan. Os treinamentos acontecem em parceria com as agências New Crew (SP) e Port Side (Curitiba) e dos 300 profissionais já treinados, 12 estão contratados aguardando embarque.
Os próximos workshops "Welcome Onboard" acontecem em São Paulo nos dias 15 e 16 de agosto e João Pessoa nos dias 29 e 30 de agosto. Na programação, simulações de embarque, treinamento de emergência e situações de trabalho. Além de uma entrevista individual com um psicólogo , dicas e relatos dos tripulantes que ministram o treinamento. Pelotas (RS), Recife (PE) e Natal (RN) também receberão o workshop mas ainda não há data definida.
Regulamentação - Segundo Terrazzan, a Starting junto com a Port Side estão criando um selo de certificação para os profissionais treinados. "Estamos tentando criar uma regra para a contratação dos tripulantes para que as companhias e seus empregados tenham garantias". Como exemplo, ele citou as rígidas regras e treinamentos oferecidos pela aviação comercial brasileira. "São cerca de seis meses de treinamento, além de provas e a aprovação pela Anac. Acredito que é assim que deveria ser com os cruzeiros marítimos", finalizou.
Informações: www.starting.com.br.