Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Estados adotam medidas contra aumento de casos de Covid-19; confira

Restrição de horário para funcionamento de comércios, público e cancelamento de eventos estão entre as medidas adotadas

Restrição de horário para funcionamento de comércios, público e cancelamento de eventos estão entre as medidas adotadas

Com a chegada da Ômicron, nova variante da Covid-19, o número de infectados a nível nacional passou a apresentar alta diária e gradual. A fim de evitar um novo quadro de caos no sistema de saúde, os Estados da Federação adotaram medidas restritivas. Confira!

Amapá

No Norte do país, o Amapá editou decreto (Nº 4 de 2022) prorrogando medidas de restrição. Estão permitidos eventos em casas de show e boates, desde que respeitem o limite de 50% na ocupação, cumpram os protocolos biossanitários, mantenham distância de pelo menos um metro entre as mesas, usem máscara facial e apresentem obrigatoriamente o passaporte vacinal.

As restrições se aplicam a ventos em ambientes abertos e fechados, além dos corporativos, os quais poderão acontecer entre as 7h00 e 3h00. Bares e igrejas podem operar, desde que respeitem o distanciamento físico entre seus ocupantes.

Amazonas

O governo do Amazonas decretou a proibição de realização de venda de ingressos para eventos. casamentos, aniversários e outros tipos de encontro, ficam limitados a 50% da capacidade do local e a 200 pessoas. Quem descumprir a orientação deverá pagar multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil.

Bahia

Na Bahia, foi declarado limite de 3 mil pessoas para eventos, incluindo jogos de futebol, além do respeito ao limite de 50% da capacidade de cada local. O passaporte vacinal também será exigido em bares e restaurantes, além de máscaras de proteção facial. O Carnaval foi cancelado.

Ceará

Eventos em geral foram restringidos para o limite de 500 pessoas em situações abertas e 250 pessoas em locais fechados no Ceará, as exigências valerão por pelo menos 30 dias a contar de 6 de janeiro. O carnaval foi cancelado.

Distrito Federal

O governo do Distrito Federal proibiu eventos com cobranças de ingressos, incluindo shows, festivais e encontros realizados em casas de festas ou estabelecimentos parecidos, além de desfiles de escola de samba e blocos de carnaval.

Maranhão

O Maranhão retomou à medida que obriga o uso de máscara em locais fechados em todos os municípios.

Pernambuco

Até 31 de janeiro, restaurantes e bares de Pernambuco exigirão o passaporte vacinal com ambas as doses para a entrada de pessoas até 54 anos e com dose de reforço para pessoas com mais de 55 anos. A mesas estão limitadas a 20 pessoas.

Teatros e cinemas também pedirão a comprovação do esquema vacinal e caso o público seja superior a 300 pessoas, o teste antígeno ou PCR com 24h e 72 horas de antecedência respectivamente, deverá ser apresentado. Foram estabelecidos limites para público de 3 mil em locais abertos e 1 mil em locais fechados ou 50% da capacidade do estabelecimento. As cidades de Olinda e Recife cancelaram o carnaval deste ano.

Piauí

No Piauí, o decreto Nº 20.439, publicado em 28 de dezembro de 2021, restringiu o funcionamento de comércios até as 18h00 e até as 21h00 para shoppings. Mercados, padarias, farmácias e os demais podem operar 24 horas, desde que não permitam a entrada de clientes após às 18 horas.

Os eventos estão limitados a 50% capacidade do local em ambiente fechado e para até 500 pessoas em área aberta. Foi definida a exigência de comprovante de vacinação para boates, casas de espetáculos, festas, eventos, academias de ginástica, estádios, cinemas, teatros, museus, conferências, galerias e parques de diversão.

São Paulo

Em São Paulo foi declarada a limitação de 70% do público em eventos esportivos e o carnaval foi cancelado.

Fonte: Agência Brasil

Receba nossas newsletters