Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

IATA apoia ativação do PBN nos aeroportos de SP e RJ

A Associação Internacional do Transporte Aéreo apoia as iniciativas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo para implantação de novas tecnologias de navegação aérea. A partir de 12 de dezembro, os terminais aéreos de São Paulo e Rio de Janeiro passam a contar com uma nova forma de navegação do tráfego aéreo: o PBN – Performance-Based Navigation ou, em português, Navegação Baseada em Performance.

Com o novo sistema, as aeronaves passam a contar com a capacidade de navegação por satélites para traçar a  rota mais direta entre os aeroportos de origem e destino,  reduzindo o tempo de voo e consequentemente o consumo de combustível. Segundo a entidade, a entrada em operação do PBN nas principais terminais aéreas do Brasil é um marco importante para a aviação.

“O PBN é uma forma mais rápida e segura de navegação que vai propiciar a redução não só do tempo de viagem, como também da emissão de poluentes na atmosfera. A redução da emissão de poluentes é uma das metas mais importantes da indústria aeronáutica”, disse Carlos Ebner, diretor da IATA no Brasil.

Receba nossas newsletters