Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Valença recebe verba do Prodetur-RJ

Ronald Ázaro, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, esteve na cidade de Valença, localizada na região do Vale do Café, para uma visita de inspeção às obras do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo) que estão em andamento no município desde agosto de 2013. A cidade está recebendo a atenção da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, que vem trabalhando o desenvolvimento do turismo no estado em três linhas principais: infraestrutura, qualificação e promoção.
 
Durante a estadia do secretário na cidade, Álvaro Cabral, prefeito de Valença destacou a articulação entre a prefeitura e a secretaria de Estado de Turismo do Rio de janeiro. “As obras que estão sendo realizadas pelo Prodetur são uma grande conquista para a população de Valença. A Setur-RJ, juntamente com o governo municipal, estão empenhando todos os esforços, para que Valença venha a ser um importante polo turístico no interior”, afirmou Álvaro Cabral.
 
Situada no interior do estado Rio de Janeiro, Valença foi uma das maiores produtoras de café do estado do século 19 e preserva, até os dias de hoje, lembranças do tempo do ciclo do café, construções coloniais e fazendas que guardam histórias dos tempos áureos da cidade. Foi por estes motivos que Valença foi incluída pelo Ministério do Turismo como um dos 14 roteiros nacionais a ser divulgado no exterior.

Seguindo a linha estratégica definida pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, na área de infraestrutura, a Setur-RJ, gestora do orçamento do primeiro Prodetur da Região Sudeste, definiu para Valença verbas para a reforma da Estação Juparanã, revitalização do Mirante da Serra da Beleza, iluminação temática da Igreja da Matriz e, em licitação, a reforma dos jardins de Cima e de Baixo e a revitalização de seus monumentos.
 
Em Conservatória, principal distrito do município, a iluminação temática do Túnel que Chora já foi concluída. Em andamento estão a recuperação e ampliação da plataforma sobre a Maria Fumaça e a restauração da praça principal da localidade.
 
Na linha da qualificação a FGV – Fundação Getúlio Vargas – já está contratada para fazer um estudo de demanda e Conservatória será o primeiro destino, dos 23 selecionados, a ser contemplado com a pesquisa que tabulará índices que servirão de base para o desenvolvimento estratégico do turismo. Valença também receberá o projeto piloto de workshops voltados para os prestadores de serviço e empresários da indústria do turismo. Com 220 horas de conteúdos específicos, os cursos incentivarão a formalização dos negócios turísticos.

Marcos Pereira, chefe de gabinete da Setur – RJ e gerente do Prodetur, também informou ao prefeito que um modelo de planejamento e desenvolvimento sustentável para destinos turísticos estará à disposição da cidade de Valença.
 
“Trata-se de um projeto completo que visa à implementação de modelos de gestão integrada e regionalizada. O secretário municipal de Valença vai receber os maiores especialistas do mundo no modelo de gestão turística atualizada, moderna e integrada, cujo desenvolvimento contará com a participação da população”, afirmou Pereira.
 
Para Ronald Ázaro, os grandes investimentos do Prodetur no município de Valença irão fortalecer o destino que já é conhecido por seus grandes atrativos culturais e históricos. Outra ação já em andamento é a atualização do banco de imagens da região do Vale do Café. A Secretaria de Estado de Turismo promove as diferentes regiões do estado em feiras e Road Shows nacionais e internacionais. Este ano, os encantos do Vale do café já foram mostrados na Espanha e na África.
 
Ázaro também destacou a importância do intercâmbio turístico entre os habitantes do próprio estado. “É preciso levar o turista da capital para conhecer o interior do estado. Hoje a prioridade é o turismo de proximidade. Estamos trabalhando a promoção do interior do estado na cidade do Rio de Janeiro, além dos estados do Brasil. No exterior trabalhamos o Mercosul, Estados Unidos, Europa e Mercado Asiático”, declarou Ázaro.

Receba nossas newsletters