Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Swiss registra bons resultados em 2013 e planeja novo site para 2014

Em 2013, a Swiss International Air Lines conseguiu aumentar o rendimento operacional em 3%, chegando a 5.167 milhões de francos suíços (ano anterior: CHF 5.033 milhões). O lucro operacional aumentou 24%, chegando a CHF 264 milhões, comparando-se aos CHF 212 milhões alcançados no ano anterior. No quarto trimestre, o lucro obtido foi de CHF 55 milhões, 28 milhões a mais do que no mesmo período de 2012. A oferta de espaço aumentou 4,13% no total em relação ao mesmo período do ano anterior, assim como o número de passageiros, que cresceu 0,3%, representando um total de 3,77 milhões de passageiros transportados. O número de voos operados, porém, diminuiu em 2,9%, ficando em 146.436.

A concorrência acirrada por excesso da oferta de espaço, situação cambial e nível de preços do petróleo colocou a empresa frente a frente com as dificuldades do mercado também em 2013. “A tendência positiva do resultado é decorrente dos diversos esforços que fizemos nos últimos anos para fortalecer os resultados no âmbito do programa Score. O melhor de tudo é que esse resultado com margem de lucro de mais de 5% nos permite dar participação de lucro a todos os funcionários da equipe Swiss”, afirmou Harry Hohmeister, CEO da Swiss.

Quanto às receitas, a empresa teve que compensar os efeitos cambiais, o que foi conseguido parcialmente pelos efeitos obtidos com a contenção de custos, mas não deixou de influenciar negativamente o resultado. Paralelamente a uma leve recuperação conjuntural, principalmente no quarto trimestre, as medidas iniciadas no âmbito do programa de desenvolvimento estrutural (Score) têm mostrado cada vez mais sua efetividade. Em 2012, a contribuição para o resultado obtido por meio de projetos Score foi de CHF 49 milhões, em 2013 foram CHF 105 milhões. Atualmente, há 230 projetos Score em andamento na Swiss.

Para 2014, a Swiss planeja ampliar e complementar sua oferta de produtos e serviços. Por meio de um relançamento completo, o www.swiss.com será introduzido mundialmente como primeiro website de empresa aérea totalmente responsivo. As funções e a apresentação se adaptarão automaticamente a todos os dispositivos dos clientes e disponibilizarão inúmeras novas funções para a consultoria de viagem personalizada online. Além disso, nos próximos meses, a nova apresentação do website da Swiss passará a considerar os desejos dos clientes para ampliar a oferta de serviços. Os primeiros a serem introduzidos serão a possibilidade de os clientes reservarem seu assento preferencial a partir de 11 meses antes do início da viagem mediante pagamento de uma taxa, ou a encomenda de surpresas como champanhe ou bolo de chocolate para momentos especiais a bordo. A distribuição de assentos continua sendo gratuita a partir de 23 horas antes da partida do voo. No decorrer de 2014, serão incluídas outras ofertas “Swiss Choice”.

Lia Bianchini

Receba nossas newsletters